Início Colunas Memórias do Leão Os torneios amistosos dos anos 90

Os torneios amistosos dos anos 90

2861
Time do Vitória no Torneio Senegal-Brasil em 1992. (Acervo de André Luis)

Na década de 1990 a ascensão rubro-negra trouxe convites ao clube para participar de diversos torneios amistosos na década. Alguns de cunho internacional como o Torneio Brasil-Senegal e o da Cidade de Valladoid. Outros, nacionais e mais festivos como o Torneio da Uva. Abaixo, algumas dessas competições festivas disputadas pelo Vitória em ordem cronológica na última década do século XX.

1 – Torneio Senegal-Brasil (1992):

A torcida rubro-negra recebeu o time na volta do exterior. (Acervo de Agnaldo Liz)

Essa competição foi disputada pelo Vitória no ano de 1992 na cidade de Dakar, capital do Senegal. No país africano, o rubro-negro começou a competição no dia 21 de novembro, empatando com o Autonome, equipe senegalesa. No dia seguinte, enquanto parte da equipe vencia o Jacuipense em solo brasileiro, outra parte vencia o Dakar, time homônimo a capital. Três dias depois o Vitória derrotou a Seleção de Senegal por 2 a 0 com dois gols de Dão. A final aconteceu no domingo, 29, quando o Leão derrotou o Casamance por 3 a 0 e voltou pro Brasil como campeão do torneio. Segundo palavras do zagueiro Agnaldo Liz, a conquista deu ânimo pro elenco conquistar o Campeonato Baiano no mês seguinte.

2 – Torneio Bahia-Pernambuco (1993):

No único BaVi do torneio, Gil Sergipano aplica um carrinho em Luvanor, enquanto Agnaldo Liz chega por trás.

Em agosto de 1993 o Vitória disputou o Torneio Bahia-Pernambuco. O campeonato reuniu Sport, Santa Cruz, Vitória e Bahia, e foi uma reedição do certame disputado em 1956, no qual o time coral saiu campeão. Desta vez, nos anos 90, o Bahia levou o título e o Vitória fez cinco jogos, vencendo um (3 a 0 contra o Bahia, dois gols de Claudinho e um de Pichetti), perdendo dois para o Santa Cruz (4 a 1 e 1 a 0) e um para o Sport ( 2 a 1) e empatando um em 0 a 0 com o Leão da Ilha.

3 – Torneio da Festa da Uva (1994):

Fabinho segura a Taça da Uva no desembarque em Salvador. (Acervo de Ubiratan Brito) Fabinho segura a Taça da Uva no desembarque em Salvador. (Acervo de Ubiratan Brito)

As primeiras edições do Torneio da Uva aconteceram na primeira metade dos anos 60. Em 1994 a Parmalat reeditou o torneio, e desta vez um time não-gaúcho foi convidado para participar. No caso, o Vitória. Com isso, o Internacional foi a única equipe de Porto Alegre que participou, já que o Grêmio ficou de fora. As outras duas, foram o Caxias e o Juventude da cidade de Caxias do Sul, onde todas as partidas foram disputadas. No dia 13 de março, o Vitória venceu o Juventude por 2 a 0, enquanto o Inter goleou o Caxias por 4 a 0. Dois dias depois, os clubes locais protagonizaram o clássico JuveNal na disputa do terceiro lugar, onde o Juventude venceu após um 3 a 2 nos pênaltis. Já na final, o rubro-negro passou por cima dos colorados após um 4 a 1 no Alfredo Jaconi. Gols de Dourado, Ramon Menezes, Gil Baiano e Dão, enquanto Mazinho Loyola marcou pro Internacional.

4 – Taça Maria Quitéria (1996-97):

Após um 1995 com jogos somente no âmbito profissional, o Vitória em 1996 tornou a disputar jogos amistosos. Desta vez, a Taça Maria Quitéria, que foi organizada pela própria FBF, sendo assim, sediada na Fonte Nova. As partidas foram realizadas no intervalo entre o fim do Baianão e começo do Campeonato Brasileiro, em agosto. Nessa ocasião, as equipes sulistas, Internacional e Coritiba, foram as convidas para disputar com a dupla BaVi. Nas semis, o Coxa derrotou o Bahia e o Vitória voltou a vencer o Inter, por 1 a 0, gol de Batistinha e chegou a final, onde o atleta marcou novamente no empate em 1 a 1 com os curitibanos. A vitória leonina saiu por 3 a 2 nas penalidades. Na edição de 1997, o Vitória encarou o Flamengo e tomou um estrondoso 5 a 0, enquanto o Bahia perdeu nos pênaltis pro Palmeiras. Os palestrinos venceram novamente nos pênaltis na final e levantaram a taça.

5 – Troféu da Cidade de Valladolid/Torneio da Cidade de Mallorca

Manchete espanhola ressalta derrota rubro-negra diante dos merengues. (Fonte: Trivela)

Até 2013, todos os anos era realizado em Valladolid-ESP o Troféu da Cidade de Valladolid, onde uma equipe era convidada para disputar a taça contra o anfitrião Real Valladolid. O Vitória, em 15 de agosto de 1997 levou o terceiro título brasileiro ao vencer por 1 a 0. Nos dias seguintes o rubro-negro enfrentaria outra competição, o Torneio da Cidade de Mallorca. Desta vez não obteve o mesmo sucesso contra o anfitrião e perdeu por 1 a 0, em seguida, jogou contra o Real Madrid B de Petkovic (descoberto nessa excursão) e levou um 5 a 1, gol de honra marcado por Evando.

6 – Festival Brasileiro de Futebol (1997):

Ainda em 1997, já no mês de novembro, o Vitória participou do Festival Brasileiro de Futebol, torneio organizado pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Os outros times foram: São Paulo, Corinthians, Coritiba, Paraná, Operário-MS, Rio de Janeiro e Botafogo. Todos os jogos foram disputados no Estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande-MS. O Vitória começou vencendo o São Paulo por 3 a 1 com tentos assinalados por Flávio Uéslei e Petkovic. Em seguida bateu o Rio de Janeiro por 2 a 0 com Uéslei e Preto Casagrande marcando. Nas semis, Evando e Émerson marcaram na derrota em 5 a 2 para o Coritiba, que viria a ser o campeão. O Leão da Barra terminou em 3° na única edição do campeonato.            


Deixe sua opinião