Início Colunas Memórias do Leão Tombinho… o veloz artilheiro

Tombinho… o veloz artilheiro

0

Dentre os muitos artilheiros da história rubro-negra, alguns de glorioso destaque, não tem seu nome estampados de forma tão exposta. Muitos dos goleadores do Vitória, foram forjados em épocas mais distantes. É o caso de Juvenal, Siri e também de Tombinho, que atuou no Rubro-Negro entre os anos 40 e 50.

Lourival Cruz nasceu em Canavieiras-BA, em 02 de novembro de 1927. Começou a jogar em um time amador de sua cidade e iniciou no futebol de profissionais através do Itabuna, em 1940.

Atacante Tombinho (primeiro agachado à esquerda) fez parte do time campeão em 1953.

Sua trajetória no Vitória iniciou-se em 1945, quando marcou seu primeiro gol pelo clube em empate com o Galícia em 1 a 1 em jogo do Baiano daquele ano. Destacado por sua velocidade, ele formou escretes ofensivos tanto com Siri, quanto com Juvenal. Já nos anos 50, balançou as redes no primeiro clássico BaVi disputado na Fonte Nova, marcando um dos gols da vitória do Leão da Barra por 3 a 1.

Porém, seu grande destaque aconteceria no ano de 1953, época da profissionalização do Vitória. Tombinho formou o quinteto de ataque com Quarentinha, Juvenal, Alencar e Ciro, que levou o Vitória a final da competição. O jogo decisivo que acabou em 3 a 0 para o Rubro-Negro, com um dos gols marcados por Tombinho. O título, encerrou um jejum de 44 anos sem o título estadual. Em 1955, se sagrou campeão

Tombinho marcou um total de 76 gols em 204 jogos pelo Vitória. E pendurou as chuteiras após passagem pelo Ypiranga, em 1956.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião