Início Colunas Memórias do Leão Um título mirim do Vitória em 1972

Um título mirim do Vitória em 1972

220
Escrete do Vitória que se sagrou Campeão Brasileiro de Dentes de Leite em 1972. (Acervo de Galdino Silva)

No ano de 1972 a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) criou o Campeonato Brasileiro de Dentes de Leite. O torneio foi feito com o intuito de estimular a competição entre as categorias de base dos clubes do país. No triangular final, o Vitória teve pela frente o Flamengo e o Santos e acabou sendo o campeão.

 A taça ganhou o nome de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que até então havia conquistado três copas pela seleção e defendia Alvinegro Praiano no time profissional. Para o certame nacional, o Vitória contou em seu elenco com: Arizio, Careca, Roca, Celi, Argemiro, Gustinho, Valquírio, Badinho, Dau, Zé Júlio, Marquinho, Nilo, Luiz, Nelinho, Chico, Esparrela e Zé da Gaita. 

Zé Júlio ainda pelo juvenil do Vitória na Fonte Nova antes do Campeonato Brasileiro de Dentes de Leite, 1972

Um dos grandes destaques do Leãozinho na competição foi Zé Júlio. O mesmo fez o gol do título contra o Santos, 1 a 0, e anos mais tarde viria a jogar pelo time profissional do rubro-negro. Outro atleta mirim que chegaria ao futebol profissional foi Queirós. Mas naquela tarde – prévia de Vitória 1 x 0 Santos – foi o capitão Careca quem levantou a taça, entregue pelo Rei Pelé.


Deixe sua opinião