Início Colunas Memórias do Leão Vitória e Vasco: Cinco jogos memoráveis do Leão com os cariocas

Vitória e Vasco: Cinco jogos memoráveis do Leão com os cariocas

1222

O Vitória entra hoje em campo contra o Vasco da Gama para mais um jogo em terras cariocas. É sabido que o Leão tem ligeira vantagem sobre o time da Colina que neste século venceu poucos confrontos contra o Decano. Em 2017, o clube estava há mais de 25 anos sem perder para o adversário no Barradão e com duas derrotas no Santuário de lá para cá, segue com a marca de 11 anos sem perder na disputa como visitante.

Na história, muitos jogos entre Vitória e Vasco ficaram marcados por episódios que vão desde rebaixamentos, como também decisões em Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Aqui destacamos cinco partidas memoráveis do Rubro-Negro contra o clube da cruz de malta.

1 – Vitória 4 x 1 Vasco da Gama (16/04/1936)

Um dos maiores artilheiros rubro-negros, Mozart marcou um gol na partida.

O primeiro confronto entre os dois clubes aconteceu no ano de 1936 e foi disputado no antigo Campo da Graça, em Salvador. O Leão fazia sua pré-temporada naquele ano e o jogo aconteceu de forma amistosa com dois jogadores do Botafogo-BA reforçando o clube na partida, o zagueiro Laerte e o meia Nenzinho. Aurelino, Nova e Mozart marcaram para o Vitória no 1° tempo e o Vasco diminuiu com Landislau. No 2° tempo, Nova balançou as redes novamente e completou a goleada.

Ficha do jogo

Vitória 4 x 1 Vasco da Gama

Local: Estádio Arthur Moraes (Campo da Graça)

Vitória: Hamilton, Carapicu e Laret; Buzine (Nenzinho); Seabra e Walter; Bahianinho, Novinha, Vareta, Mozart e Aureliano.

Vasco: Rey, Itália, Poroto, Oscarino, Zarzur, Gringo, Orlando, Landislau, Nena, Kuko e Lena.

2 – Vitória 0 x 0 Vasco da Gama (18/07/1974)

Vitória e Vasco ficara em 0 a 0 na Fonte Nova em 1974 em jogo que valia vaga no quadrangular final do Brasileirão. (Foto: Acervo de Galdino Silva)

Pelo Campeonato de Brasileiro de 1974, os dois clubes enfrentaram-se na Fonte Nova com um público de mais de 46 mil pessoas, pela última rodada da 2° fase do Campeonato Brasileiro. O jogo definiria a equipe que passaria para o quadrangular final da competição. O prélio ficou em 0 a 0 devido a um pênalti não marcado em favor do Leão pelo árbitro Agomar Martins e com o resultado, o time carioca passou de fase. Apesar disso, o Vitória encerrou ali sua campanha em 8° colocado naquele Brasileirão, sendo até hoje uma das melhores colocações do clube no campeonato.

Ficha do jogo:

Vitória 0 x 0 Vasco

Local: Fonte Nova

Vitória: Joel Mendes, Roberto, Dutra, Válter e França; Paulo (David), Mário Sérgio e Natal (Paim), Osni, André e Gibira.

Vasco: Andrada, Fidélis, Miguel, Joel e Alfinete; Alcir, Zanata e Jorginho (Luís Carlos); Perez (Ademir), Roberto Dinamite e Jaílson.

3 – Vitória 5 x 4 Vasco da Gama (14/11/1999)

Hoje às 16h, reprise de Vitória 5 x 4 Vasco pelo Brasileiro de 1999
Com três gols de Fernando, o Vitória derrotou o Vasco por 5 a 4 nas quartas de final do Brasileirão de 1999. (Foto: Correio)

No 1° jogo das quartas de finais de 1999, Vitória e Vasco fizeram o seu duelo mais marcante. Para um Barradão de mais de 21 mil pagantes, os clubes protagonizaram um confronto com direito a viradas e gols inesquecíveis. Viola marcou duas vezes para os vascaínos no início, mas os rubro-negros Artur, Fernando e Tuta viraram o placar. Ainda no final da etapa, Donizete deixou tudo igual. No segundo tempo, Fernando desempatou e Donizete empatou novamente. Mas 21′, Fernando estufou as redes pela terceira vez na noite e garantiu a vitória para o Decano.

Ficha do jogo:

Vitória 5 x 4 Vasco

Local: Barradão

Vitória: Fábio Costa, Rodrigo, Moisés, Eloy e Leandro; Baiano, Tácio, Fernando (Pedro Paulo) e Artur; Tuta e Cláudio; Técnico: Toninho Cerezo

Vasco: Carlos Germano, Maricá, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Amaral (Paulo Miranda), Nasa (Fabinho), Juninho e Ramon Menezes (Alex Oliveira); Donizete e Viola; Técnico: Antônio Lopes

4 – Vasco da Gama 1 x 1 Vitória

Vasco 1 x 1 Vitória - Campeonato Brasileiro de 1999 - YouTube
Mesmo com Edmundo em campo, o Vasco não tirou a classificação do Vitória em 1999. (Foto: Folhapress)

Após o jogo da volta ter ficado empatado em 2 a 2, o Vitória e o Vasco fizeram um terceiro jogo para decidir quem avançaria para as semifinais. O Vasco abriu o placar no segundo tempo com gol de cabeça de Mauro Galvão, enquanto o Vitória empatou em cobrança de falta de Baiano. Mesmo com a pressão cruzmaltina, o Leão segurou o empate novamente e se classificou para as semifinais daquele ano.

Ficha do jogo:

Vasco da Gama 1 x 1 Vitória

Local: São Januário

Vasco: Carlos Germano, Maricá, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Fabrício Carvalho, Fabiano Eller (Nasa), Alex Oliveira (Cristiano) e Juninho; Edmundo e Viola (Donizete); Técnico: Antônio Lopes

Vitória: Fábio Costa, Rodrigo, Moisés, Eloy e Leandro; Baiano, Otacílio, Fernando (Tácio) e Jean Carlo (Preto); Tuta e Cláudio (Pedro Paulo); Técnico: Toninho Cerezo

5 – Vitória 5 x 0 Vasco da Gama (10/08/2008)

Globoesporte.com > Futebol - CONFRONTO - Vitória X Vasco 10/08/2008
No Barradão, o Leão aplicou uma goleada em 5 a 0 sob o time carioca em jogo da última rodada do 1° turno. (Foto: Globoesporte)

Pela 19° rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, o Vitória aplicou uma goleada inesquecível diante do Vasco no Barradão. O Leão marcou com Dinei e Ramon Menezes no primeiro tempo e na segunda etapa estufou as redes com Leandro Domingues, Jackson em um chute de fora da área que atingiu o ângulo e Adriano. A torcida rubro-negra provocou nas arquibancadas aos cantos de “no Barradão, o Bacalhau virou Sardinha”.

Ficha do jogo:

Vitória 5 x 0 Vasco da Gama

Local: Barradão

Vitória: Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Leonardo Silva e Marcelo Cordeiro; Marco Antônio, Renan, Willians (Jackson) e Ramon; Marquinhos (Leandro Domingues) e Dinei (Adriano); Técnico: Vágner Mancini

Vasco: Tiago; Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Vilson e Madson; Mateus, Jonílson, Victor (Alex Teixeira) e Rodrigo Antônio; Leandro Amaral (Alan Kardec) e Edmundo (Jean); Técnico: Tita


Deixe sua opinião