Início Colunas Victoria Quae Sera Tamen ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ELEIÇÃO E DEMOCRACIA

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ELEIÇÃO E DEMOCRACIA

0

1. Antes de tudo e de mais nada, cabe registrar que este 15 de dezembro é um dia histórico para todos que acreditaram na luta pela democracia, desde os primórdios no Movimento Somos Mais Vitória (MSMV), passando por outros diversos movimentos e pessoas que se engajaram na batalha posteriormente. Valeu muito a pena. O tema está na ordem do dia, literalmente.

2. Óbvio que esta eleição de hoje não é a ideal. Longe disso. E, ademais, democracia não se resume às eleições. Porém, esta data já entra para a história como um marco inicial no processo.

3. Assim, todos os que, efetivamente, têm compromisso com a democracia devem lutar para garantir a lisura do pleito.

4. E, mais do que isso, garantir a posse de quem for eleito, independentemente de gostarmos do candidato ou não. Por exemplo? Tenho, como todos sabem, uma verdadeira ojeriza ao ex-presidente paulo carneiro. Acho que quem deixou nosso time na 3ª divisão, processou o clube e, ainda, vestiu a camisa baby look do rival e se abraçou com a bandeira da sardinha não merece o voto dos Rubro-Negros. Porém, digo o seguinte. Caso ele saia vencedor, serei o primeiro a defender que tome posse. Afinal, a democracia não pode ser feita de casuísmo. E não é porque eu não gosto de nenhuma de suas posturas autoritárias que agirei de modo autoritário contra ele. Não. Deve, sim, caso ganhe, assumir.

5.E aos amigos que, aqui & alhures, se engalfinharam, solicito uma reflexão após o processo eleitoral. Somos ou não somos Vitória? Então, nos unamos depois para defender o Clube. Óbvio que isso não significa que nos calemos diante de proposições que consideremos erradas. Mas meu apelo é que paremos as agressões inúteis entre companheiros que torcem pelas mesmas cores que nós.

6.E, por fim, votem com consciência, pensando que esta não é uma eleição direta para presidente, mas sim uma eleição para escolha dos conselheiros. Portanto, analisem os nomes que estão nas chapas para o conselho. São 270. Vejam se existem pessoas com as quais você concorda e com quem tem mais afinidades. Assim, repito: analisem os nomes dos candidatos ao conselho, pois são eles que vão determinar o futuro.

7.Era isso. Boa eleição a todos. Saudações Rubro-Negras e Democráticas.


Deixe sua opinião