Início Colunas Visão Tática Vitória 2 x 1 Jacobina: Vitória à procura da batida perfeita

Vitória 2 x 1 Jacobina: Vitória à procura da batida perfeita

747

Mancini resolveu apostar na falta dos titulares que cumpriram a segunda partida da suspensão do BaVi. Além disso, poupou Correia e Ramon diante de um adversário bem mais fraco.

As apostas do treinador foram as entradas de Jhemerson e Nickson nas meias e José Welison e Lucas Marques como volantes. No plano tático, pouca alteração. Duas linha de 4 para defender.

A novidade foi a introdução de um elemento novo de repertório rubro-negro. Os laterais construtores que não se limitam atacar por fora. Eles aparecem como meias na fase ofensiva. Quem ocupa o lado do campo dando amplitude são os extremos. Esse tipo de construção é usada pelo Manchester City e foi utilizada pelo Santos de Dorival Junior.

Foi justamente em uma jogada construída nesses moldes que Lucas Marques achou o xará na área livre de marcação enquanto a zaga do Jacobina marcava Neilton e Nickson. Lucas só teve o trabalho de deixar André Lima livre para fazer.

Porém é um modelo de ataque exige treinamento. No balanço defensivo, geralmente são três peças: os dois zagueiros e um volante que é responsável por circular a bola e ser a opção de retorno, além da cobertura dos laterais.

Se os movimentos não forem bem sincronizados, uma perda de bola pode provocar contra-ataques fatais como no lance do gol do Jacobina. Jhemerson perdeu a bola na ponta esquerda  e o time do interior achou espaços nas costas de Lucas.

A falta de sincronia apareceu também na transição ofensiva, Vários erros de passes. No segundo tempo, Mancini voltou com a ideia diferente com os laterais abertos e os extremos por dentro. Além disso, Luan entrou na vaga de Jhemerson, mais uma vez apagado.

Luan é um meia diferente. Tanto na leitura de jogo e na técnica. Não tem medo de tentar um drible ou um passe mais profundo. Teve liberdade para jogar da direita para o centro. Criou boas chances.

Mas conforme o tempo foi passando, o Vitória passou apelar para os cruzamentos e foi numa bola parada que o gol surgiu. Baumjohann cobrou escanteio e André Lima marcou.

Mancini segue tentando buscar o equilibrio de um time que passa por uma verdadeira etapa de testes. Quem for bem e render, vai ficando no grupo.


Deixe sua opinião