A vaga do Vitória para a Libertadores da América em 2014 ainda depende dos tropeços de Botafogo, Goiás e Grêmio. Contudo, o Leão não pensa em outra coisa além de fazer a sua parte, que é vencer as três últimas partidas do Brasileirão, contra Atlético-MG, Flamengo e Criciúma – este último na tarde de hoje, no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.
Esse promete ser o jogo mais difícil para o Vitória nessa empreitada rumo à Libertadores. Dos três desafios a frente, o Criciúma é o único que ainda briga por alguma coisa relevante na competição: fugir do rebaixamento. O Tigre está na 14ª colocação e tem 42 pontos, um a mais que o Coritiba que é o primeiro do Z-4. Nas última quatro rodadas empatou uma e venceu as outras três, inclusive sobre o Atlético-PR e Coritiba.
O técnico Rubro-Negro Ney Franco sabe da dificuldade de enfrentar o Criciúma no Heriberto Hulse. Na história dos confrontos com mando de campo catarinense o Leão só bateu o Tigre em uma oportunidade, em 1988. Nos outros oito jogos foram cinco vitórias do Criciúma e três empates. Ainda assim no geral o Rubro-Negro é superior: venceu sete dos 20 jogos totais disputados entre os dois. Foram mais outros sete empates e seis triunfos tricolores. Mas na última partida entre os dois o Tigre levou a melhor: 1×0 no Barradão.
Para o jogo, Ney Franco não poderá contar com o jovem volante Marcelo, que se lesionou na última partida, e dará lugar ao experiente Michel. Essa é a única alteração em relação ao time que bateu o Santos no último domingo no Barradão. O atacante Maxi Biancucchi, que é um dos destaques na equipe na temporada, vai pro banco.
No Criciúma a meta do técnico Argel Fucks é vencer e evitar chegar a última rodada precisando marcar pontos. O time ainda encara o São Paulo em casa e o Botafogo fora. Contra o Vitória o Tigre não poderá contar com o volante João Vitor e o meia Ricardinho. Os substitutos ficaram em sigilo e só serão revelados perto do horário do jogo. Contudo, os mais cotados para a vaga são Elton e Morais.
Se vencer o Vitória chega aos 57 pontos e ainda não entra no G4. Hoje o Leão tem 54 e ocupa a 6ª colocação. Dos adversários diretos do rubro-negro, só o Goiás joga hoje, contra o Atlético-MG no Independência. O Botafogo encara o São Paulo amanhã no Morumbi, enquanto o Grêmio sai para enfrentar a Ponte Preta com o time reserva, em Campinas.
Brasileirão 2013 / 36ª Rodada – Criciúma x Vitória
_____________________________________________________________________
Data: Sábado, 23 de novembro, às 18h30 (horário da Bahia)
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC).
Árbitragem: Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP), assistentido por Vicente Romano Neto (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Criciúma: Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Serginho, Elton e Morais; Lins e Wellington Paulista. Técnico: Argel Fucks.
Vitória: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Cáceres e Escudero; Marquinhos, William Henrique e Dinei. Técnico: Ney Franco.
Foto: Felipe Oliveira/ Esporte Clube Vitória