“Até o Manchester United teria dificuldades de ganhar do Vitória lá no Barradão”. Essas foram as palavras do goleiro Marcos, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira e lenda do Palmeiras, clube a qual sofreu muito aqui em solo baianos quando jogava contra o Rubro-Negro baiano. Todos já estão cansados de ouvir que o “Santuário Leonino” tem uma mística. É difícil bater o Leão quando o duelo é aqui.
Quem não sentiu a falta de cada pedacinho do estádio quando ficamos seis meses jogando em Pituaçu, praça a qual passamos os nossos maiores vexames neste ano ao perdemos o título baiano pra o nosso rival, sermos eliminados da Copa do Nordeste e conquistarmos a proeza de não somar nenhuma vitória durante o brasileiro.
Sim, mas você, leitor, me pergunta: qual a necessidade deste texto? Vamos aos fatos. O Estádio Manoel Barradas pode ser mágico o que for, mas só não faz aparecer gente nas arquibancadas. De quem seria a culpa?
1- TELEVISÃO: A média do público no Barradão não é a única que vem caindo nos últimos anos. Os campeonatos no Brasil sofrem com as condições oferecidas pelas emissoras. Mais jogos, mais opções e mais comodidade.
2- ESTRUTURA DE CAMPEONATOS: Não podemos negar que este modelo de pontos corridos está cada vez mais perdendo força. O Cruzeiro, por exemplo, segue a passos largos para o título, não dando chances a ninguém. E por falar em chances, mais da metade das equipes da Série A já “não brigam por mais nada” nesta edição. Assim fica difícil atrair o torcedor…
3- PREÇO DOS INGRESSOS: Com a vinda da Copa do Mundo para o Brasil, as maiores praças esportivas nacionais passaram por grandes reformas. Reformas essas que também afetaram o preço. Está cada vez mais caro você ir ao estádio e levar a sua família.
4- BRIGAS: Já virou costume presenciar uma confusão em partidas de futebol. Tem torcedor que até fala: “Se não tiver briga, não é futebol mais”. É de se lamentar.
5- HORÁRIO: Essa pedra é batida por todos e não terá soluções, a meu ver. Está mais do que claro que arquibancada não dará a mesma renda a clubes como a televisão dá. Então, “quem paga mais, leva”. E é assim que as emissoras fazem e posicionam os jogos de acordo com as suas grades.
Pontuando esses cinco primeiros motivos, vemos que isso acontece em qualquer agremiação e não é problema exclusivo do Esporte Clube Vitória, mas ainda faltam cinco, e esses eu fiz questão de citar apenas problemas particulares do nosso time.
6 – MOBILIDADE URBANA: Todos já estão cansados de saber que o Barradão é longe, é complicado e com o crescimento econômico das pessoas fica cada vez mais improvável pegar o seu carro e ir ao estádio com a certeza de que, no máximo, uma hora depois você estará de volta. Qual seria a alternativa? Transporte Público. Esse praticamente não existe lá pelas bandas da Toca. Enquanto Prefeitura e Governo do Estado não pararem de jogar a culpa um para o outro e tomarem uma postura de gestão, nada mudará e o torcedor segue sendo o maior prejudicado nisso tudo.
7 – PLANO SOU MAIS VITÓRIA: Barato, fácil de fazer… E só! Atrair o torcedor do Vitória nunca foi tão difícil para a diretoria. O atual plano de sócio-torcedor do clube não passa dos oito mil adimplentes. Mas você sabe o motivo? Investimento! Cobra-se muito para a maior presença nas arquibancadas, mas pouco é feito para que isso aconteça. Alguém conhece alguma empresa que aumenta os seus lucros sem investimentos? R$ 40,00 é muito para um torcedor que não se sente nem um pouco diferenciado dos outros que vão uma vez ou outra ou quando o ingresso encontra-se em promoção.
8 – CONDIÇÕES DO ESTÁDIO: Na última partida do Leão em casa, uma chuva daquelas caiu no local. E o que aconteceu? Todo mundo se molhou e uma grande parte nem foi trabalhar hoje, pois estava gripado. Não, não é baratino de preguiçoso, é a verdade. O Barradão não oferece nada de comodidade. Nem na entrada e muito menos na saída. O Plano Ouro, por exemplo, que dá ao torcedor o direito de SENTAR EM CADEIRAS, não tem nem uma tenda para proteger os mesmo das atividades naturais.
9 – INVESTIMENTO: Por falar em investimento em estrutura e no plano de sócios, existe algo fundamental a ser pensado para atrair público. E isso se chama TIME. Não tem paixão que faça você assistir sua equipe sem perspectiva de que sairá dali com os três pontos. Isso no Vitória vem crescendo a cada rodada.
10 – CULTURA: Por mais que citemos mil motivos aqui um será insuperável. Torcedor do Vitória não tem costume de ir ao Barradão. Por mais que isso doa ao ser dito, mas é a verdade. Vamos explicar: juntem todos os outros nove motivos citados anteriormente e adicione aos seus pais. Isso mesmo. Quantos aqui não têm parentes torcedores do Bahia e escolheram o Leão pelo crescimento do clube nos últimos anos? Pois bem. Devido a este motivo, poucos foram incentivados a ir ao estádio.
E aí, torcedor? O espaço agora é seu. Concorda com a nossa análise? Vale ressaltar que todos nós trabalhamos e queremos uma única coisa: o bem do Esporte Clube Vitória. Comente, critique e até mesmo opine. Queremos que nossa voz chegue à direção e que o nosso clamor seja escutado.