Pela trigésima rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória viajou até Cuiabá, para encarar o Corinthians em um dos palcos da Copa do mundo: a Arena Pantanal. A partida terminou em triunfo corintiano por 2 a 1.
Com a derrota, a décima quinta na competição, o Vitória cai para a zona de rebaixamento, ficando em décimo sétimo lugar, com 31 pontos. O Leão volta a campo neste sábado, em duelo direto contra o rebaixamento. A partida será disputada diante do Criciúma, no Barradão.
Pré-Jogo
Para a partida, o técnico Ney Franco optou pela manutenção do goleiro Wilson, que retornou de lesão e havia sido titular na rodada passada. O treinador também escalou Mansur, na vaga que era de Juan, na lateral-esquerda. Já, com a suspensão de Nino, Luis Gustavo atuou na ala direita com José Welison atuando como volante.
O JOGO
A partida foi marcada por um início intenso, com ambas as equipes buscando o ataque e atacando com velocidade. Os primeiros lances de perigo foram do Corinthians, que precisou de 18 minutos para abrir o marcador.
Logo no primeiro minuto de jogo, Romero aproveitou cruzamento na área, se desvencilhou da marcação e desviou. Seu chute não tomou o caminho do gol, mas passou próximo da trave defendida por Wilson.
Aos quatro minutos, o time alvinegro novamente atacou com perigo, em novo lance de bola aérea, mas desta vez Petros cabeceou para fora, sem levar perigo ao gol rubro-negro.
O Vitória criava suas jogadas, preferencialmente, pelo lado esquerdo do ataque, tendo Vinícius e Marcinho como principais armadores, além de contar com as “ultrapassagens” de Mansur. No entanto, o primeiro lance de perigo do Leão aconteceu em uma bola parada. Aos oito minutos, o camisa 10, Marcinho, cobrou tiro de canto e acertou a trave, assustando o goleiro Walter.
Jogando com cinco meio-campistas, o Corinthians buscava trocar passes pelo centro do campo, tendo Jadson e Renato Augusto como “enganches”. Porém, o trio de volantes alvinegro também subiu ao ataque. O mais recuado, Bruno Henrique, também deu trabalho a Wilson, em forte chute de longa distância, aos 11 minutos.
CORINTHIANS ABRE O PLACAR
As redes, da Arena matogrossense na Copa do Mundo, foram balançadas aos 18 minutos. Após chute, a bola foi rebatida na zaga do Leão e sobrou para o lateral-esquerdo Fábo Santos, que chutou forte, sem dar chances a Wilson.
Aos 29 minutos, o Corinthians dominava o meio-campo, com 57% de posse de bola e chegou próximo de ampliar o placar, em mais uma infiltração do lateral-esquerdo Fábio Santos por dentro da defesa rubro-negra. O camisa 6 tabelou com Renato Augusto, mas desta vez viu seu chute passar pelo lado esquerdo do gol do Leão.
MARCINHO ARRISCA
A primeira finalização de perigo do Vitória aconteceu apenas aos 32 minutos, em chute de longa distância de Marcinho, mas que passou por cima do travessão do gol defendido por Walter.
No final do primeiro tempo, o time dirigido por Mano Menezes ainda criou mais uma chance perigosa. Ferrugem fez jogada pela direita e tocou para trás, achando Jadson. Porém, o camisa 10 corintiano chutou por cima do gol, para alívio da torcida do Leão.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final foi iniciada de forma diferente de como começou o primeiro tempo. Desta vez, os times passaram a errar mais vezes no meio-campo, o que dificultava a criação de novos lances de ataque por ambos os lados.
O primeiro chute perigoso ao gol adversário aconteceu pela parte rubro-negra do confronto. Aos 12 minutos, Richarlyson cobrou falta colocada, mas parou em defesa segura do arqueiro alvinegro.
A resposta corintiana aconteceu aos 20, em mais uma bola aérea não cortada pela zaga rubro-negra. Jadson cobrou escanteio e Anderson Martins cabeceou na trave. No rebote, Renato Augusto não conseguiu concluir em gol e desperdiçou a chance de ampliar.
Atrás do placar e buscando o empate para se reabilitar na competição, após perder, em casa, para o Cruzeiro na rodada passada, o Leão tentava atacar pelos lados do campo, mas parando sempre na defesa alvinegra. Com isso, José Welison arriscou dois chutes de longa distância. Ambos por cima do gol.
CORINTHIANS AMPLIA
Aos 35 minutos, o Corinthians ampliou a vantagem, em bela trama de ataque. Malcom passou – de calcanhar – para Fábio Santos. O lateral-esquerdo invadiu a área do Leão e passou para Renato Augusto, que assistiu Luciano. O atacante driblou o marcador e finalizou sem chances para Wilson.
VITÓRIA DESCONTA
Quatro minutos depois, foi a vez do Vitória marcar um gol. William Henrique, que acabara de entrar no jogo, pressionou o zagueiro Gil e sofreu falta na entrada da área. Na bola, Edno. O meia-atacante, que também entrou no segundo tempo, cobrou falta com maestria e diminuiu a desvantagem.
No final da partida, o Vitória foi ao ataque em busca do empate, chegou a esboçar uma tentativa de pressionar o adversário, mas sem sucesso.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 2X1 Vitória
Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data e Hora: 22/10/2014, às 19h30 (de Brasília)
Arbitragem: Alinor Silva da Paixão (MT), auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Fábio Rubinho (MT)
Cartões Amarelos: Gil (COR); Luis Gustavo (VIT)
Cartões Vermelhos: –
Gols: Fábio Santos e Luciano (COR); Edno (VIT)
Corinthians: Walter; Ferrugem, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Bruno Henrique, Elias, Petros, Jadson (Malcom) e Renato Augusto; Ángel Romero (Luciano). Técnico: Mano Menezes.
Vitória: Wilson (Gatito); Luiz Gustavo, Roger Carvalho, Kadu e Mansur (Juan); José Welison, Richarlyson (William Henrique), Cáceres e Marcinho (Edno); Vinícius e Dinei. Técnico: Ney Franco.
Foto: Rogério Floriano/ Olhar Direto