01 de abril de 2009. O Vitória, tri-campeão baiano, jogava pelo segundo ano consecutivo a Série A do Brasileirão, depois de superar os anos traumáticos de passagens pelas séries B e C. Naquele ano o artilheiro do Barradão, Neto Baiano, chega ao clube. O destaque, no entanto, era o atacante Roger, recordista em finalizações desperdiçadas. O Leão inovava com um uniforme fornecido pela pouco conhecida Champs e as lanchonetes do Barradão abriam espaço para a o Habib’s.
Foi neste contexto que surgiu o Arena Rubro-Negra. Numa data cuja comemoração é contraditória, um engenheiro se autodenomina jornalista e inicia o que então era um blog de torcedor. A motivação era, pasmem, ecoar a insatisfação com o treinador Mauro Fernandes. Nem deu tempo. O técnico foi demitido em 26 de março daquele ano, pouco mais de um mês após assumir o cargo e dias antes da estreia do blog.
Muita coisa mudou desde que Ítalo Oliveira deu o passo inicial. Foram incontáveis colaboradores que ajudaram o Arena Rubro-Negra a contar o dia a dia do Esporte Clube Vitória nestes últimos 12 anos, incluindo coberturas históricas como a final da Copa do Brasil de 2010, o primeiro bate-chapa, em 2015, após anos e mais anos de eleições aclamadas, os infelizes rebaixamentos e renúncias, aniversários, títulos… o Arena entrou para a história. E assim como a presença do zagueiro Wallace no elenco, a cobertura do site é uma das poucas semelhanças entre o Vitória de 2009 e o Vitória de 2021.
Este grupo, hoje, é composto por onze rubro-negros que seguem a missão de informar a torcida a partir da nossa visão de torcedor. E por muitos outros, amigos de arquibancada, de imprensa, do próprio clube e, principalmente, de vocês que acessam e reforçam a credibilidade do Arena Rubro-Negra. Graças a esse reconhecimento nos profissionalizamos e a cada dia nos esforçamos para entregar os melhores e mais completos conteúdos. É neste cenário que comemoramos juntos nossos 12 anos de história e apresentamos a nossa nova identidade visual, detalhada e exclusiva. Por vocês, pra vocês e pelo Esporte Clube Vitória. Muito obrigado!
#VoaArena!