Início Colunas Editorial Editorial: Tão feminino quanto!

Editorial: Tão feminino quanto!

6

O dia 8 de março é celebrado como o ‘Dia Internacional da Mulher’. Nós sabemos que se trata apenas uma data simbólica para representar a luta diária de todas as mulheres. A disputa por igualdade, por respeito, por justiça.

Um dos espaços mais masculinos que ao longo do tempo vem sendo conquistado pelas mulheres é o futebol. Hoje estamos na arquibancada, no gramado, tendo nossas opiniões levadas mais a sério. E mostrando que futebol não é coisa só pra homem.

A primeira vez que fui ao Barradão, foi com meu Tio Evilásio e a prima Elem (a quem ele sempre levava desde que ela era pequena). E foi nesse momento que me apaixonei pelo Vitória e pelo futebol. E daí em diante eu seria mais um voz feminina nas arquibancadas. E mais que isso, uma torcedora ávida por informações sobre o clube e como todo torcedor, técnica e comentarista nas horas vagas. Longos papos com os amigos sobre futebol. Triste às vezes era ouvir: “Você é uma das poucas mulheres que eu conheço que sabe falar de futebol”. Talvez, porque a poucas tenham dado a oportunidade de ouvir antes de julgar.

Através dessa paixão e esse gosto por falar sobre o futebol eu fui convidada por um amigo do Arena Rubro-Negra e me tornei a primeira mulher a compor a equipe do site. Por enquanto, ainda a única (risos), mas certa de que outras virão.

Ser mulher muitas vezes é já começar com um “não”. É nem tentar e já ouvir: “você não vai conseguir”. Por coisas assim que ser mulher é persistir, é lutar. As mulheres venceram batalhas históricas por não desistirem quando as dificuldades surgiram.

O nosso lugar é onde quisermos estar. De vermelho e preto na arquibancada ou no bar torcendo pelo nosso Leão e deixando o esporte mais bonito. Parabéns a todas nós pelo nosso dia.

Vanessa Fernandes, publicitária, rubro-negra e integrante da equipe Arena Rubro-Negra.


Deixe sua opinião