Início Colunas Memórias do Leão Em 1957, Vitória goleou Paysandu em fim de temporada no Pará

Em 1957, Vitória goleou Paysandu em fim de temporada no Pará

25

Próximo adversário do Vitória na Série C do Campeonato Brasileiro, o Paysandu tem confrontos registrados contra o Leão da Barra desde o ano de 1935, quando perdeu duas vezes em Salvador. O time paraense viria a ganhar já no ano de 1947, em nova visita para a Boa Terra, mas nos próprios domínios empatou e perdeu nos dois primeiros embates.

O Vitória havia jogado pela última vez contra o time bicolor, em 1954, em um torneio amistoso realizado no Pará, mas o jogo ficou apenas no 0 a 0. Já em agosto de 1957, o Rubro-Negro estava em temporada de amistosos fora da Bahia que começara com empate na Paraíba diante do Auto Esporte. Em Recife, o Leão da Barra empatou em 3 a 3 com o Sport, e já em Belém, o 0 a 0 com o Remo e uma derrota em 2 a 1 para a Tuna Luso, pouco o credenciavam para a última disputa.

Após perder para a Tuna Luso, Vitória enfrentou o Paysandú no jogo de despedida da temporada em Belém. (Créditos: A Província/Acervo de Jorge Neves)

O Leão entrou em campo no estádio do Souza, com seu escrete campeão do 1° turno baiano e não tomou conhecimento do então campeão paraense e aplicou cinco gols logo no primeiro tempo. Cleto começou marcando contra, enquanto Vadu, Teotônio, Enaldo e Pinguela completaram o trabalho. Já os anfitriões diminuíram o placar no segundo tempo fazendo dois gols.

“Os bicolores em quem a torcida confiava causaram enorme decepção ao numeroso público presente ontem à noite, no estádio do Sousa, atuando abaixo da crítica, com uma defesa falha tituberante, sem a mínima noção de marcação e espírito de luta” (A Província)

O Vitória formou no jogo com Albertino, Valvir e Colário; Pinguela, Elói e Boquinha; Teotônio, Matos e Ceninho (Enaldo); Agnaldo e Fialho. O Decano se despediu das terras paraenses com a goleada e ainda faria um último amistoso contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão, antes de retornar para a Bahia.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instragram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião