Na noite deste domingo, o Vitória recebeu a visita do Palmeiras, em partida válida pea quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão buscava manter sua sequência positiva no campeonato, mas não foi o que aconteceu. A partida, que foi disputada no Estádio Metropolitano de Pituaçu, terminou em triunfo alviverde por 1 a 0.
Com a derrota, a segunda do time rubro-negro em cinco jogos. Com isso, o Leão cai duas posições e agora ocupa a 14ª colocação, com cinco pontos conquistados. O Palmeiras sobe três casas e agora é o sexto colocado, com nove pontos.
Pela rodada seguinte, as equipes voltarão a campo na quinta-feira (22). O Vitória voltará a atuar com mando de campo, mas desta vez em Feira de Santana, no Estádio Joia da Princesa, já que os estádios da capital serão entregues à FIFA, visando a Copa do Mundo. Já o Palmeiras receberá a visita do Figueirense, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, interior paulista.
O JOGO
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, mas nivelado “por baixo” e sem grandes jogadas ofensivas para ambos os lados.
Com um meio-campo formado pelos três volantes Neto Coruja, José Welison e Mauri, que pouco chegavam à frente, o Vitória apostava nas jogadas de velocidade pelas pontas, porém seguia com dificuldades de invadir a área adversária.
JOGO MORNO E POUCAS FINALIZAÇÕES
Após quatro finalizações que não incomodaram o goleiro alviverde, aos 29 minutos, o Leão criou sua primeira chance clara de gol. Nino Paraíba avançou vom velocidade pela direita e cruzou na área para a chegada de Marquinhos. O atacante acertou belo chute, mas a bola caprichosamente passou ao lado direito do gol defendido por Fábio.
Já pelo lado palmeirense, Henrique foi lançado aos 36 minutos, avançou sozinho, mas Wilson se chegou antes e afastou o perigo chutando para longe. No minuto seguinte, escanteio para o time paulista. Mendieta alçou a bola na área, Wellington chegou antes do goleiro rubro-negro, mas cabeceou por cima do gol.
Nos dez minutos finais, o Vitória chegou tentar pressionar a saída de bola alviverde, avançando o trio de ataque formado por Caio, Marquinhos e Alan Pinheiro, mas conseguiu entrar na defesa adversária apenas em bolas paradas, e sem levar perigo.
SEGUNDO TEMPO: PALMEIRAS VOLTA MELHOR E ABRE O PLACAR
Já na etapa complementar, os times voltaram sem mudanças, e do lado rubro-negro, os erros de passes no meio-campo continuavam a acontecer. Já o Palmeiras voltou com uma postura mais ofensiva, previlegiando o jogo pelos lados do campos. Mas no geral, o segundo tempo foi semelhante ao inicial: muita disputa e pouco futebol.
Aos três minutos, após cobrança de escanteio de Mendieta, Alemão afastou o perigo. Na sobra, Marquinhos Gabriel chutou da entrada da área. A bola desviou em Nino Paraíba, tirou Wilson do lance, e balançou as redes a favor do time alviverde.
A vantagem palmeirense poderia ter permanecido por pouco tempo no placar, mas Caio perdeu a chance de devolver a igualdade ao marcador aos dez minutos. O atacante driblou a defesa, chutou forte, porém em cima do goleiro alviverde, facilitando a defesa.
VITÓRIA TENTA CHUTAR DE LONGE, MAS SEM SUCESSO
Ainda com dificuldade para penetrar na zaga rival, passou a apostar em chutes de longa distância, e que assustaram o arqueiro Fábio. Aos 18 minutos, Neto Coruja aproveitou a sobra de bola de fora da área e chutou forte. A bola passou ao lado esquerdo do gol palestraino. Aos 32, foi a vez de William Henrique, que havia entrado na vaga de Alan Pinheiro, tentar de longe. O atacante acertou forte chute de perna canhoto, que raspou o travessão.
Nos minutos finais, mais chutes de longa distância, em que a estrela do goleiro palmeirense brilhou. Léo Costa driblou o adversário e chutou rasteiro, aos 40 minutos. Fábio espalmou para fora. Quatro minutos depois, Marquinhos arriscou. A bola tinha o caminho do gol, mas parou em mais uma grande defesa do arqueiro rival.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0X1 PALMEIRAS
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data/Hora: 18 de maio, às 18h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS-FIFA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS-ASP. FIFA) e Lúcio Beirsdorf Flor (RS-CBF 2)
Cartões Amarelos: –
Cartões Vermelhos –
Gol: Marquinhos Gabriel (Palmeiras)
Vitória: Wilson; Nino Paraíba, Alemão, Matheus Salustiano e Juan (Mansur); Neto Coruja, José Welison e Mauri (Léo Costa); Marquinhos, Caio e Alan Pinheiro (Wiliam Henrique). Técnico: Carlos Amadeu (interino).
Palmeiras: Fabio; Wellington (Tiago Alves); Lúcio, Marcelo Oliveira; Tiago Alves; Renato, Wesley, Mendieta (Victor Luís), Marquinhos Gabriel (Mazinho); Henrique e Diogo. Técnico: Alberto Valentim (interino).
Foto: Romildo Jesus / LANCEPress
[…] Após a derrota por 1×0 para o Palmeiras, o atacante Caio se mostrou insatisfeito com o desempenho da equipe e cobrou maior empenho do elenco. “A galera que entra tem que estar ligada para ajudar a gente”, comentou o atacante. […]
[…] de Ayrton, o lateral direito Nino Paraíba que atuou na partida do último domingo (18) quando o Vitória saiu derrotado para o Palmeiras pelo placar de 1 a 0, foi escolhido como o melhor jogador da posição na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro […]