Fundamental e decisivo. Essas palavras, no elenco do Vitória, podem com muita propriedade serem destinadas a Escudero. Apesar de não ter a badalação e os gols do compatriota Maxi, Escudero é um divisor de águas no Vitória. Com ele, campanha de G4. Sem ele, campanha de zona do rebaixamento.
O último jogo de Escudero pelo Vitória, antes do retorno contra o Vasco, foi no Barradão. Naquele 7 de Agosto, o leão empatou por 1×1 com o Fluminense e terminou a rodada entre os quatro primeiros na classificação. Naquela partida, inclusive, o gol de Maxi aconteceu graças a uma assistência do personagem desse texto.
Ainda com o jogo em andamento, o argentino foi substituído com uma lesão, num momento em que o Vitória ainda vencia a partida. A lesão não se mostrou tão simples quanto esperado, e o período afastado do time foi longo. Após a recuperação, uma suspensão de 30 dias por doping. Durante esse período, o Vitória perdeu cinco jogos, empatou dois e venceu apenas dois, contabilizando oito pontos e um aproveitamento de 29%, um pouco abaixo da Ponte Preta, hoje o vice-lanterna.
A importância de Escudero aparece em todas as variantes do jogo. Apesar de estar a muito tempo afastado, o argentino aparece entre os seis melhores passadores do time, com 301 acertos, de acordo com o site footstats. Maxi, a principal estrela do Vitória na competição, não marca um gol desde a partida contra o Fluminense, justamente o último jogo de Escudero. Mais que coincidência, esses fatos mostram a importância do entrosamento entre os dois argentinos no setor ofensivo.
Mas não apenas atacando, o camisa 11 vem mostrando sua importância. Com uma obediência tática impressionante, Escudero não só ataca como também ajuda na marcação. Prova disso são os 25 desarmes, posicionando o meia na quinta posição entre os jogadores do Vitória. Marca considerável para um jogador visto como ofensivo. À sua frente, apenas Gabriel, Victor Ramos, Michel e Cáceres, jogadores que tem maior responsabilidade defensiva.
Se o objetivo, ou sonho, de lutar por uma vaga na Libertadores ainda está vivo, muito se deve à presença de Escudero no time do Vitória. E com o retorno do argentino, é possível voltar a sonhar alto no Campeonato Brasileiro.
Foto: todoboca.com.ar.