Quando Internacional Club de Cricket e Sport Club Victória (antigo nome do leão) entraram em campo naquele nove de Abril de 1905, provavelmente não faziam ideia da importância daquela partida. Ali começou o campeonato baiano de futebol que segue sendo disputado até hoje, consagrando-se como a segunda competição mais antiga do país, perdendo apenas para o campeonato paulista, três anos mais velho.
Como a cidade não possuía um estádio, a partida aconteceu no Campo dos Martyres, onde hoje está localizado o fórum Ruy Barbosa. O resultado não foi favorável ao Vitória, que saiu derrotado pelo placar de 3×1
O primeiro campeonato foi fruto da evolução do esporte no estado. A Liga Bahiana de Desportos Terrestres surgiu em 1904, com o próprio Vitória sendo um dos fundadores. Um ano depois, a liga organizaria o torneio que até hoje é disputado com o nome de Campeonato baiano de futebol.
O torneio de 1905 contou com apenas quatro times, todos de Salvador: Os extintos Internacional e Bahiano e os rivais do remo São Salvador e o Vitória. O Internacional se consagrou o campeão da primeira edição vencendo todas as seis partidas que disputou.