Sabe quando você assiste um jogo mais morno do ponto de vista de oportunidades e parece uma disputa chata de assistir? Pois bem, essa foi a partida entre Ituano e Vitória pela 29ª rodada desta Série B.
O Leão veio com apenas uma alteração em relação a vitória contra o Avaí no Barradão, feita devido a contusão do lateral Zeca. Sendo assim, Léo Condé promoveu a estreia de Edson Lucas na lateral-esquerda, jogador de 23 anos que jogou a Série D de 2023 pelo Retrô-PE e estava desde junho sem atuar.
A quase ausência de mudanças gerou uma segurança maior na equipe, que pareceu mais encaixada e com mais entrosamento entre uma partida e outra. Além disso, o gol logo aos 6 minutos facilitou as pretensões rubro-negras após mais uma bola parada levantada por Osvaldo para finalização de cabeça de Matheus Trindade.
Mesmo com o placar favorável, o nível técnico rubro-negro se sobressaía ao time de Itu, que exagerava nas bolas cruzadas na área, interceptadas pela defesa rubro-negra. Pelos lados do campo, Railan e Edson Lucas defenderam bem e não deixaram os jogadores paulistas chegarem a linha de fundo com tranquilidade.
Porém, o Leão pecou nas decisões e nos passes para transição do contra-ataque, o que não rendeu boas oportunidades para o Rubro-Negro. Enquanto isso, a linha baixa de meio facilitava a vida do Ituano, que conseguia chegar, mesmo com as limitações da equipe. Foi assim que Lucas Arcanjo foi obrigado a fazer bela defesa em chute de fora da área do meia Yan Rolim no fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a expectativa era que o Vitória permanecesse com a mesma pegada, encaixando melhor os contra-ataques. O que não aconteceu. Com a entrada de Dudu no lugar de Matheus Trindade, o Leão ganhou em agressividade defensiva, dificultando os lances de bola área. No entanto, a falta de escape na frente permaneceu e o técnico Léo Condé pouco fez para mudar isso até os 15 minutos finais, quando sacou Osvaldo e colocou Zé Hugo.
Ofensivamente, o Vitória foi mais eficiente do que criou oportunidades de gol. No segunda tempo, apenas um chute de fora da área de Osvaldo levou algum perigo a meta de Jefferson Paulino antes das substituições. Depois, Wagner Leonardo cabeceou para fora em escanteio e Iury Castilho, que havia entrado no lugar de Mateus Gonçalves, marcou o segundo do Vitória após persistência na jogada mal cortada pela zaga do Ituano.
O resultado deixa o Leão numa boa na liderança da competição com 55 pontos e mostra que um feijão com arroz bem feito, como dito na gíria do futebol, também pode trazer títulos de campeonatos. Que assim seja!