A derrota para o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, não é o maior dos problemas do Leão. O Vitória jogou contra um competidor direto na busca pelo acesso, que esteve bem, praticamente, em todos os 90 minutos de jogo.
A questão é que essa derrota pode representar a saída do Vitória do G-4 do Brasileirão e, principalmente, a subida do time conduzido por Nenê, Jadson e outros jogadores de qualidade. O jogo foi decidido no detalhe: saída de bola equivocada, erro de Giovanni Augusto, gol de Nenê (quase impedido).
Além da tabela da classificação, o Vitória tem outros problemas à vista no campeonato. A falta de alternativas no meio de campo continua, mesmo com Giovanni Augusto e Wellington Nem juntos em campo. O primeiro, inclusive, fez a sua pior partida hoje no Leão.
Tem mais. O meia atacante Osvaldo não consegue repetir as atuações do início da Série B já há algum tempo. Apesar dos dois lençóis dados em determinado momento do jogo, o garçom rubro-negro com seis assistências não está bem.
Outra questão a ser levada em consideração é a defesa do Vitória, que foi vazada nos últimos cinco jogos. O zagueiro Yan Souto teve a sua primeira oportunidade como titular e não teve uma grande apresentação. Se o ataque não está contribuindo, a defesa precisar estar ainda mais segura para conquistar resultados positivos.
Hoje, o técnico Léo Condé voltou a utilizar os três zagueiros, mas a saída de bola continuou problemática, com apenas Gegê aparecendo com a qualidade necessária para fazer o jogo rodar. Os laterais Zeca e Felipe Vieira jogaram melhor defensivamente do que ofensivamente.
Enfim, são muitos os ajustes para que o Vitória retome o caminho certo nesta Série B. A sequência de confrontos diretos vai dizer como o Leão se comporta frente a grandes adversários. Até agora, o retrospecto não é bom.