A história recente do Vitória tem sido recheada de jogadores com passagens pelo rival Bahia. No primeiro Ba-Vi de 2016, os gols do triunfo rubro-negro saíram dos pés de ex-tricolores e a principal estrela do time para a temporada é o atacante Kieza.
Nas últimas dez temporadas, a começar por 2006, primeiro ano sob o comando de uma nova direção, com Alexi Portela na presidência, mais de 30 ex-jogadores do Bahia passaram pelo Leão. Relembre quem foram estes atletas.
2006: Naquele ano, o Vitória disputou a Série C pela única vez em sua história, mas este martírio acabou no mesmo ano e três jogadores com passagem pelo rival estiveram naquele grupo:
– Goleiro: Emerson Ferreti
– Volante: Jair
– Volante: Preto Casagrande, este que teve uma passagem pelo Vitória antes de se destacar no rival e depois retornar ao Barradão.
2007: A temporada 2007 marcou o retorno do Vitória à primeira divisão do futebol brasileiro. Passaram pelo Vitória naquele ano quatro ex-tricolores:
– Meia: Luiz Carlos Capixaba
– Volante: Guilherme
– Atacante: Sorato
2008: De volta à Série A, o Vitória iniciou o ano com seis contratações de ex-tricolores e nenhum deram certo.
– Goleiro: França
– Lateral: Carlos Alberto
– Meia: Rafael Bastos
– Meia: Danilo Rios
– Atacante: Harley
– Atacante: Moré
2009: diferentemente do ano anterior, a direção rubro-negra puco apostou em jogadores que passaram pelo clube rival. Apenas Jajá, revelado no Fazendão, chegou ao Barradão, emprestado pelo Cruzeiro. Já em 2010, nenhum atleta ex-rival atuou com a camisa rubro-negra.
2011: De volta à Série B, o Vitória não conseguiu conquistar acesso em 2011, por conta de mau planejamento, que incluiu as contratações de seis ex-atletas do Bahia, sem nenhum ter dado o resultado esperado.
– Goleiro: Fernando Leal
– Lateral: Eduardo Neto
– Zagueiro: Alison
– Meia: Renan Silva
– Meia: Geraldo
– Atacante: Rychely
2012: Na temporada em que o Vitória voltou a conquistar o acesso para a elite do futebol brasileiro. Dois ex-Bahia participaram da campanha.
– Lateral: Mansur
– Atacante: Marcelo Nicácio
2013: Naquele ano, a direção rubro-negra acertou as contratações de alguns atletas revelados nas categorias de base rival, alguns por conta de desentendimento judicial:
– Volante: Luís Alberto
– Meia: Vander
– Zagueiro: Maracás
– Lateral: Euller
– Lateral: Alef
– Goleiro: Caíque
2014: No desastroso ano que levou o Vitória de volta para a Segundona, sob o comando de Carlos Falcão, apenas Souza foi contratado após passagem pelo Bahia.
2015: Na temporada passada, quatro atletas com passagens pelo rival atuaram no Vitória, um deles com muito destaque.
Meia: Jorge Wagner
Meia-atacante: Rhayner
Atacante: Robert
Já na atual temporada, a principal aposta de gols para as competições em que o Vitória disputa é Kieza. Além do atacante, Tiago Real deixou o Bahia para defender o Rubro-negro e tem se destacado, com gols e passes. O jovem Caíque começou sua carreira nas categorias de base tricolor, mas é pelo Leão que o arqueiro se destacou no primeiro Ba-Vi de 2016.
O que importa é voltarmos a ser Campeões e conquistarmos finalmente um Título Nacional: seja a Copa do Brasil 2016 ou Internacional: a Sul-Americana 2017, pois entra ano e sai ano e só ganhamos o estadual e no máximo a Copa do Nordeste. O VITÓRIA tem que arriscar pra petiscar: trazendo também jogadores que atraem mídia como Ronaldinho ou o holandês Van Der Vaart: aí a diretoria vai ver a torcida dar o retorno e em peso se associar 🙂
http://www.estadiodeportivo.com/betis/2016/03/18/palmeiras-olvida-der-vaart/65961.html Se o VITÓRIA já trouxe Edilson e Petkovic, porque não trazer Van Der Vaart e Ronaldinho?
Aqueles tempos eram outros.Hoje o futebol está inflacionado.Mas acho valido tentar um dos dois.
Com certeza,Leo!
boa materia…e sobre o comentario de Malcolm Falcon, eu preferiria trazer Etoo ou Drogba, que agora são jogadores baratissimos, inclusive Etoo o contrato acaba em breve, daria p trazer de graça e esses 4 milhoes pagos em kieza+ o salario q ele vai receber, com certeza pagaria a estadia de etoo no barradas, e o custo beneficio seria muitoooooo maior, midia a nivel mundial.
Drogba recebe 28 milhões de reais em salários, é caro sim.
“A oferta para Drogba, segundo a publicação americana, seria um contrato
de um ano e meio com salário de US$ 3 milhões (R$ 10 milhões) por ano. A
janela de transferências da MLS termina no dia 6 de agosto.”
Ta no site do globo esporte amigo, não fala besteira sem saber, junta o q pagou em Kieza + o q ele vai receber por ano e abate o q receberiamos em marketing….vc acha msm q n é viavel? Falta aos times brasileiros, ambição e visão…e Etoo é ainda mais barato q ele
E outra o contrato dele vai até agosto, pode trazer de graça e um salario menor q esse….
Eu achei a contratação de K9 ótima e acho difícil dizer que a maioria desaprove. Agora entre Etoo, Droga e trazer o desejado pelo rival e baiano Borges, eu fico com este último camisa 9. Van Der Vaart seria uma ótima tê-lo na Primeira e ainda por cima aqui na Bahia.
http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/noticia/2016/03/campeao-da-liberta-rosinei-esta-procura-de-trabalho-e-mira-ze-roberto.html#atleta-ronaldinho-gaucho E este aqui, foi reintegrado ao Coxa?
Realmente me confundi, quem recebe 28 milhões de reais é o Kaka. Porém pense o seguinte, será que o Drogba ou Eto’o viriam com mesmo com mesmo salário que recebem lá em um pais de terceiro mundo e com tributos mais altos?
Etoo disse em entrevista que quer jogar no brasil, porem n teve propostas…e ele tem 34 anos, drogba q tem 38, e o preparo fisico deles é anos luz melhor q os daqui c 30, sendo q ze roberto tem 40, mas ta bem pq veio de fora p k…o cara dizer q prefere borges dispensado da ponte n deve saber nada de futebol, absolutamente nada mesmo.
Acho que quem não deve entender absolutamente nada eh quem fica viajando em achar que Eto’o iria querer jogar conosco.E eu queria Borges só pra fazer o mesmo que o Rebahiaxado fez com Kieza neste ano: encareceu a vinda pra nosso Rubro-negro baiano.
CORREÇÃO: Marcelo Nicácio não jogou pelo Vitória na campanha do acesso em 2012. Nicácio foi contratado e jogou apenas o inicio da temporada 2013 sob o comando de Caio Jr no qual foi artilheiro da Copa do Nordeste com 6 gols.