Início Colunas Marketing da China na capital do Carnaval

Marketing da China na capital do Carnaval

8

Já é Carnaval! A maior festa popular do planeta tem como palco principal a capital baiana. Imagine que milhares e milhares de pessoas e empresas pelo mundo estão com as atenções voltadas para o Brasil, para Salvador.

Só para termos uma noção da quantidade de dinheiro que é investido na festa, a cerveja Schin, do grupo Brasil Kirin, comprou a cota principal de patrocínio do carnaval de Salvador, no montante de R$ 25 milhões. Ou seja, é muito dinheiro!

Agora trazendo para o nosso âmbito, o mundo do futebol, imaginem a sorte grande de um clube nascer na capital do Carnaval? É a mesma coisa que nascer e ter o Neymar Jr. como pai. Vejo dezenas de possibilidades para empresas de marketing explorar, fortalecer a sua marca, apresentar a sua empresa ou o seu produto para o mundo nesse tipo de evento.

Embora existam dezenas de possibilidades e oportunidade de expor a marca do Vitória no Carnaval eu pergunto a você, torcedor rubro-negro, viu alguma campanha, viu o clube convocar o torcedor para que fosse curtir a festa vestido com o manto sagrado das galáxias com o intuito de expor o Vitória? Será que não seria interessante? Creio que até os leoninos mais ferrenhos passaram despercebidos por tamanha mancada do marketing rubro-negro. Certamente o torcedor do rival não, pois o marketing do tricolor baiano fez com que a marca do clube aparecesse na mídia, por mais simples que tenha sido a campanha. Os sites esportivos compraram a ideia, o torcedor viu, a imprensa viu, pessoas do mundo inteiro que estão na festa viram.

Nós temos diversos cantores e celebridades que conduzem o Carnaval, são rubro-negros de carteirinha e creio que divulgariam a marca do clube sem hesitar: Ivete (dispensa comentários), Tatau, “Cumpadi” Washington, Daniela Mercury, Alinne Rosa, Durval Lellys, Léo Santana… Cansei! Você, torcedor, deve lembrar de mais músicos.

Até uma simples camisa como a lançada no amistoso contra o Tianjin Quanjian já ajudaria, caso fosse entregue nas mãos de alguns dos artistas citados. Por falar no time da China, será que o marketing do Leão gastou toda a sua estratégia de promoção do clube contra o time chinês? Até promover jogadores do rival nas redes sociais do clube nós vimos durante a semana do confronto. Quem lembra da camisa vendida durante a Lavagem do Bonfim que sequer estão nas lojas para o torcedor que queira adquirir? Será que campanha durante o Carnaval não teria boa projeção?

Atualmente o rubro-negro baiano tem aproximadamente 7 mil associados ao plano Sou Mais Vitória (SMV) e o Carnaval certamente seria um prato cheio para angariar mais adeptos ao plano. Como torcedor acho uma falha gravíssima a diretoria não ter pensado em alguma campanha para a folia.

A temporada 2016 já começou e nem um jogador para ser explorado pelo marketing e convocar o torcedor ao estádio nós temos. Aliás, há muito não temos esse tal jogador referência. Quando os leoninos começam a se identificar com algum atleta a diretoria não tem competência para segurar. Que o diga quem comprou a sandália de Escudero. Tem diretor que vive criticando o torcedor de não ir aos estádios e afirmando que o clube não investe porque não temos estádio cheio. Eu afirmo: traga bons jogadores, traga um jogador que, de fato, convoque o torcedor para perto do clube que termos estádio cheio. #cadavezmaior


Deixe sua opinião

1 COMMENT

  1. o vitoria so vai crescer quando sair esses bandos de incopententes eles mal estao conseguindo fazer marketing no cenario nacional imagine no internacional sao burros começando do presidente como um presidente quer fazer um planejamento com a duraçao dos contratos de jogadores com apenas 1 ano so Jesus na causa
    e muita incopetencia pra um burro so caba diz que as eleiçoes de presidente do clube prejudica o planejamento eu vejo grandes clubes da europa trocarem de presidente e nao afeta o planejamento
    isso e desculpas por que nao esta dirigindo bem o clube se ele continuar no clube nos proximos anos se o vitoria nao fali pode esperar uma 3 divisao .
    eu entendo o clube so vai ter grandes patrocinadores quando fizer grandes investimentos vamos ver o vitoria investir 80 milhoes nessa temporada com contrataçoes, com a duraçao dos contratos pelos menos de 3 anos isso vai despertar interesse das grandes marcas que patrocinan o futebol ,e a diretoria correr atras nao e esperar um patrocinador chegar e bater na porta quem quer tem que correr atras, SKY, LG, HYUNDAI,SANSUNG,RED BULL,NESTLE,COCA-COLA e varias outra mas eles nao vai investir pra nao ver resultado primeiro o clube tem que apresentar o projeto para pode depois os patrocinadores verem que valem apena investir no clube.