Com 113 anos e sendo um dos clubes mais antigos do Brasil, o Vitória terá sua história resumida em seu próprio memorial, construido no estádio Manoel Barradas, ao lado da loja Planeta Vitória. O Memorial 13 de Maio, que foi inaugurado nesta sexta-feira (01), no Estádio Barradão, trás para a presença dos torcedores um pouco da sua vitoriosa história com trófeus, camisas, e vídeos de gols, lances e momentos dos seus principais jogadores e elencos. Trás também um breve relato sobre a sua fundação e sobre os principais momentos que ocorreram com o clube até então, desde a fundação, à priorização dos esportes olímpicos, presidentes e a recente disputa pelo título da Copa KIA do Brasil contra o Santos em 2010. Vale a pena conferir, e quem ainda não o fez, por não ter comparecido ao jogo deste sábado, terá nova oportunidade nesta terça-feira (05) durante a partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, entre Vitória e América -RN.
O presidente do clube, Alexi Portela, não pode marcar presença à solenidade de inauguração do memorial por estar viajando, então esta responsabilidade ficou por conta do Vice-Presidente do clube e o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, Silvoney Sales, e conselheiros, que inauguraram o espaço. No evento ainda houve a presença de torcedores e jornalistas.
Carlos Falcão ainda fez uma declaração em que “maus olhos” podem ver uma alfinetada no seu maior rival, ressaltou o passado do clube, e mostrou ter um pensamento visando o futuro do clube.
– Um clube de futebol não pode viver do passado. Tem que investir no presente para sonhar com o futuro, mas isso não quer dizer que não vai reverenciar os feitos. E é isso que o Vitória faz hoje com a inauguração desse memorial – disse Falcão na sexta-feira.
Silvoney, por sua vez, fez um belo discurso lembrando a história do rubro-negro, nascido no dia 13 de maio de 1899 no Corredor da Vitória, fundado pelos irmãos Artêmio e Arthur Valente e mais 17 amigos.
Voltando ao conteúdo do Memorial 13 de Maio, como já foi explicitado acima, além das conquistas no futebol, o memorial exibe também taças levantadas pelo Vitória no vôlei, polo aquático, remo, e nas divisões de base. No memorial há um requinte de modernidade com uma mesa com 4 tablets onde um aplicativo ajudam o torcedor a conhecer um pouco mais da tradição centenária do clube.