Início Notícias No Maracanã, Marquinhos brilha e Vitória surpreende o Fluminense: 2 a 1

No Maracanã, Marquinhos brilha e Vitória surpreende o Fluminense: 2 a 1

4

Em duelo válido pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória viajou até o Rio de Janeiro para encarar o líder Fluminense. A partida foi disputada no Estádio Maracanã, palco da final da Copa do Mundo, e terminou em triunfo rubro-negro por 2 a 1, o primeiro do Leão na competição.

Com o placar, o Vitória conquista seu primeiro triunfo na Série A, e pula para o nono lugar, de forma provisória, com quatro pontos ganhos em três jogos. Já o Fluminense, apesar da derrota, ainda lidera a competição, com os mesmos seis pontos.

Na próxima rodada, o Leão terá pela frente o quinto clássico da temporada. Nos quatro primeiros, o time comandado por Ney Franco ainda não venceu o seu maior rival, o Bahia. O Ba-Vi está marcado para o domingo que vem (11), às 18h30, na Arena Fonte Nova. O Fluminense também terá pela frente um derby, diante do Flamengo, no mesmo dia, porém às 16h.

O JOGO

Diferentemente do que aconteceu nas duas primeiras rodadas, o Leão iniciou a partida em ritmo acelerado. Atuando com um trio ofensivo formado por Caio, Marquinhos e Souza, o Vitória pressionava a saída de bola tricolor.

Logo no quinto minuto de jogo, a forte marcação no ataque deu resultado, quando Souza apertou e Elivélton falhou. A bola sobrou para o camisa 22 rubro-negro, que driblou o defensor e chutou para boa defesa de Cavalieri. Um minuto depois, Caio chutou de fora e a bola passou do lado do gol.

Já pelo lado carioca, o time foi montado da mesma forma como nas últimas quatro partidas sob o comando de Cristóvão Borges, e chegou com perigo aos nove minutos, quando Conca chutou forte, mas Dão afastou. Dois minutos depois, Marquinhos falhou na marcação, Carlinhos ganhou e passou para Sóbis, que acertou a trave rubro-negra.

Mas apesar do início promissor, a partir dos 15 minutos o Fluminense passou a ter o domínio da posse de bola, que chegou a ser de 66%, porém não conseguia penetrar na defesa rubro-negra, desta vez formada por Dão e Rodrigo Defendi, além da cobertura de Luís Gustavo, atuando como volante pela primeira vez no ano.

Aos 32 minutos, o Fluminense voltou a chegar com perigo. Rafael Sóbis chutou forte, e Wilson espalmou para fora. Dois minutos depois, novamente o atacante tricolor invadiu a área rubro-negra, mas tentou cruzar para Fred e foi travado por Defendi.

Nos minutos finais, o Vitória seguia sem conseguir armar jogadas de perigo, e com isso, apostava em contra-ataques, como aos 36 minutos. Souza fez lançamento em profundidade para Caio, porém Cavalieri foi mais rápido e chegou antes. Já o tricolor carioca continuava com a posse de bola superior, e esbarrando na defesa do Leão.

SEGUNDO TEMPO

A etapa complementar inicou da mesma forma como terminou o primeiro tempo: com domínio de território e de bola nos pés do Fluminense. Com três minutos, o tricolor assustou o goleiro Wilson duas vezes. A primeira aos dois, em chute de Wagner, defendido pelo arqueiro do Leão, e aos três, em chute de Sóbis, facilmente parado pelo camisa 1 do Vitória.

Mas aos oito minutos, foi a vez do Vitória surpreender e sair na frente do marcador. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Marquinhos, que de longa distância, não teve medo de arriscar. A bola ainda chegou a desviar no defensor para enganar o goleiro tricolor e “morrer” no fundo das redes.

Após abrir o placar, o Leão chegou muito perto de ampliar logo no minuto seguinte. Caio acelerou pela direita e chutou para defesa de Cavalieri. No rebote, Juan chutou para mais uma defesa do arqueiro tricolor. A bola ainda sobrou para Souza, que finalizou mal e perdeu a chance.

Pressionado por estar atrás do marcador, o time comandado por Cristóvão Borges se jogou de vez ao ataque, criando oportunidades de gols, porém todas sem sucesso, como em chute de Walter, aos 26, que foi para fora, e aos 28. Após bate-rebate dentro da área após escanteio, Dão tentou afastar e quase marcou contra, mas Wilson, esperto, defendeu.

O Vitória voltou a atacar apenas aos 34 minutos. Vinícius, que havia entrado na vaga de Souza, que pediu para deixar a partida por cansaço, avançou pela direita e cruzou para Marquinhos, sozinho, dentro da área, porém Elivélton afastou antes de a bola chegar no artilheiro da partida.

Aos 37 minutos, em mais um lance de contra-ataque em velocidade, o segundo gol! Marquinhos lançou Juan, que com tranquilidade, devolveu para o camisa 7, que ainda se atrapalhou ao dominar, mas não desperdicou a chance e ampliou para o Vitória.

E quando o jogo seguia para um final tranquilo, eis que o Fluminense desconta aos 42 minutos, e o final de partida torna-se tenso. Jean cobrou falta com força. No rebote, Wagner aproveitou e diminuiu a contagem. Nos últimos minutos, o tricolor chegou a ameaçar uma pressão, mas sem sucesso.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1X2 VITÓRIA

Competição: Campeonato Brasileiro – Série A – Primeiro Turno
Local: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
Data e Hora: 03 de maio de 2014, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES), auxiliado por Ramires Santos Cândido (ES) e Leonardo Mendonça (ES)
Gols: Marquinhos: (8’ 2ºT – 0x2) e (37’ 2ºT – 0x2); Wagner (42’ 2ºT – 1×2)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wagner e Conca; Rafael Sobis (Walter) e Fred. Técnico: Cristovão Borges

VITÓRIA: Wilson, Ayrton, Dão, Rodrigo Defendi e Juan; Luiz Gustavo, José Welison e Hugo; Caio, Marquinhos e Souza (Vinicíus). Técnico: Ney Franco

Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press


Deixe sua opinião