Na noite desta quinta-feira, o Vitória voltou a campo após 47 dias sem atuar em partidas oficiais, por conta da pausa pra a disputa do Mundial. O Leão visitou a equipe do Cruzeiro, em um dos palcos da Copa: o Mineirão, em Belo Horizonte. A partida foi válida pela décima rodada do Brasileirão, e terminou em triunfo mineiro por 3 a 1.
Com a quinta derrota em dez jogos, o Vitória termina a rodada na 19ª colocação, com sete pontos, mesma pontuação do Flamengo, lanterna, mas que tem o saldo de gols pior. O Cruzeiro se mantém firme na ponta de cima da tabela, com 22 pontos conquistados.
O Vitória voltará a campo no próximo domingo, no retorno do Barradão, após sete meses sem jogos oficiais. O adversário rubro-negro será o Corinthians, vice-líder. A partida está marcada para ocorrer às 16h. Já o Cruzeiro visitará o Palmeiras, no Pacaembu, no mesmo dia e horário.
INÍCIO MORNO E POUCAS FINALIZAÇÕES
O Vitória iniciou a partida atuando no esquema 4-5-1, buscando manter a posse de bola no meio-campo e bloquear os avanços em velocidade da equipe mineira. Porém era o Cruzeiro quem tinha a posse de bola, e foi quem criou as primeiras chances de perigo.
As primeiras finalizações foram para o lado azul, ambas em jogadas aéreas. Aos quatro minutos, Marcelo Moreno aproveitou cobrança de escanteio, cabeceou firme e obrigou Wilson a fazer boa defesa. Aos 12, o ex-jogador do Leão, Marquinhos, cruzou na cabeça do camisa 9 cruzeirense, que escorou de cabeça, levando perigo ao gol rubro-negro.
Assumindo uma postura resguardada, o Vitória seguia com menos posse de bola, e apostando em contra-ataques, na maioria das vezes puxados por Richarlyson, que foi quem teve a primeira chance do Leão no jogo. Após cruzamento de Caio, o volante subiu para cabecear, mas não conseguiu concluir em gol.
VITÓRIA FINALIZA PELA PRIMEIRA VEZ
O primeiro chute a gol do time rubro-negro na partida aconteceu apenas aos 30 minutos. José Welison recebeu bola na intermediária, avançou e acertou um forte chute rasteiro, obrigando o arqueiro cruzeirense, Fábio, a ter trabalho pela primeira vez no jogo.
AYRTON SALVA
A melhor finalização do primeiro tempo saiu dos pés do meia Ricardo Goulart. O jogador cruzeirense aproveitou sobra dentro da área e chutou, mas parou em Ayrton, que salvou o que seria o primeiro gol do jogo.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, a história da etapa inicial voltou a se repetir. O Vitória seguia adotando uma forma de jogo defensiva, dificultando o Cruzeiro a armar suas jogadas.
O primeiro chute da etapa complementar saiu dos pés de Henrique. Aos 14 minutos, o volante cruzeirense arriscou de longe, mas sem direção. No minuto seguinte foi a vez de José Welison arriscar novamente de longa distância, mas parou em mais uma defesa de Fábio.
O Cruzeiro não conseguia invadir aplicar seu jogo ofensivo, nem finalizar com perigo, então a zaga rubro-negra tratou de dar uma ajuda. Aos 17 minutos, após bola alçada na área, sem pressão de nenhum atacante adversário dupla de zagueiros do Vitória se atrapalhou, Alemão cabeceou e marcou contra, colocando a Raposa em vantagem.
ALEMÃO FAZ CONTRA E JORGINHO MUDA
Após levar o primeiro gol, o técnico Jorginho tentou apostar em uma substituição que deixasse o time mais ofensivo, saindo Richarlyson e entrando Vander, porém foi o Cruzeiro que balançou as redes mais uma vez.
CRUZEIRO AMPLIA, E VITÓRIA AINDA MARCA
Aos 26 minutos, Egídio ganhou da marcação em jogada pela esquerda e cruzou na área, achando Ricardo Goulart, que subiu mais do que Tarracha e cabeceou sem chances de defesa para Wilson.
Quatro minutos mais tarde, outro gol da equipe da casa. Ricardo Goulart lançou Everton Ribeiro. O meia canhoto cruzeirense dominou na entrada da área e chutou forte, balançando as redes rubro-negras pela terceira vez na noite.
Nos acréscimos da partida, Ayrton chegou a diminuir a desvantagem, cobrando falta de longa distância e marcando o único gol do Vitória na partida.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 3X1 VITÓRIA
Competição: Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno – Décima rodada
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de julho de 2014, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ), auxiliado por Rodrigo F. Henrique Corrêa (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Cartões Amarelos: Alemão e Richarlyson (Vitória)
Cartões Vermelhos: –
Gols: Alemão (contra) (17’ 2ºT – 1×0), Ricardo Goulart (26’ 2ºT – 2×0), Everton Ribeiro (30’ 2ºT – 3×0) e Ayrton (46’ 2ºT – 3×1)
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Manoel, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marquinhos (Dagoberto) e Marcelo Moreno (Júlio Baptista) .Técnico: Marcelo Oliveira.
VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Kadu, Alemão e Danilo Tarracha; Adriano, Josa, José Welison e Richarlyson (Vander); Caio (Willie) e Dinei. Técnico: Jorginho.
Foto: Gil Leonardi / LANCEPress
[…] Apesar da derrota por 3×1 para o Cruzeiro na última quinta-feira (17), o lateral-direito Ayrton crê em um melhor desempenho da equipe no restante do Campeonato Brasileiro. Ayrton marcou o gol de honra do rubro-negro baiano no Mineirão. […]