Qualquer um que tenha jogado um baba, um campeonato, nem que seja uma vez na vida, sabe da importância que tem o psicológico em qualquer equipe. Isso influencia e muito no sucesso ou não daquele grupo de pessoas.
E foi isso que o treinador Wagner Lopes mais ressaltou durante a coletiva pós-jogo contra o Guarani, em que o Leão venceu de 1 a 0 após jejum de oito partidas sem vencer. Na situação difícil que o Leão se encontra, dentro e fora de campo, a união entre os atletas parece fundamental para o time do novo comandante.
“União, solidariedade jogadores um correndo pelo outro, a leveza do nosso vestiário, jogadores comprometidos. Para você ter uma ideia, todos jogadores que estão no departamento médico vieram e participaram do aquecimento, participaram do vestiário. Antes e depois. Ficaram assistindo o jogo torcendo como se fossem os torcedores mais fanáticos, nosso banco hoje foi vibrante o tempo todo. Então eu acho que entusiasmo, você fazer que você gosta, você entregar tudo dentro de campo, é muito importante. Nosso time jogou com raça, com determinação. Cada dividida que a gente ganhava dentro de campo, nossos jogadores que estavam como opção de reforços, vibravam como se estivesse jogando. Eu acho que só união, só determinação, só companheirismo e solidariedade entre nós é que vai fazer o Vitória vencedor.”
E, realmente, todo torcedor gosta de ver o time se entregando em campo, com coragem para as divididas, com vontade de ganhar. Mas não vimos isso em muitos momentos. Em muitos jogos, a equipe parecia apática e quando fazia o gol, atraía o time adversário para o campo de defesa com medo de sofrer o empate.
Dessa vez, em alguns momentos, aconteceu, mas os jogadores conseguiram suportar a pressão adversária e criaram chances inclusive de ampliar o marcador nos contra-ataques. Isso que queremos ver! Mesmo sem qualidade em muitos momentos, que o coração esteja na chuteira dos atletas, buscando as vitórias.
Confiança
Com o resultado, o treinador Wagner Lopes espera mais leveza e confiança para a próxima disputa, que só acontece no próximo domingo contra o Náutico em Recife.
“Aumenta muito a confiança, nós vamos ter uma semana aberta, nós vamos ter como trabalhar alguns aspectos, principalmente no último terço na hora da finalização. Pontuar que a vitória, ela te dá confiança, ela te dá leveza, o ambiente fica alegre mesmo com todos os problemas internos que nós temos. A gente não pode fechar os olhos para isso, mas o nosso ambiente fica leve, a gente na camaradagem, no companheirismo, a gente pode até apertar um pouquinho mais no sentido de que jogadores podem render mais, podem melhorar, e a nossa busca por essa melhora ela vai ser incessante”, comentou o treinador.