Flávio Tanajura acompanhou de perto a reformulação que o Vitória promoveu em relação ao elenco do ano passado. Na atual temporada o time principal do Vitória faz ótima campanha na Copa do Nordeste e ainda tem situação em aberto para a disputa da vaga quarta fase da Copa do Brasil contra o Ceará. Ao Arena Rubro-Negra, Flávio admitiu que a equipe ainda não está no estágio ideal, contudo crê que está no caminho certo em busca das respectivas vagas nas competições em disputa.

“Sabemos que ainda não conseguimos fazer a atuação que nós sabemos o potencial que nossos atletas tem, mas estamos numa crescente. Eu creio que a expectativa não somente nossa como da torcida, a convicção é grande de que a gente possa continuar crescendo na competição. Ainda nos resta um jogo na Copa do Nordeste contra o Botafogo-PB e esperamos buscar esse resultado para buscar o primeiro lugar. A gente sabe da vantagem que é jogar em casa. Na Copa do Brasil que estamos vivos ainda na competição. Sabemos que é um jogo difícil, mas com certeza esperando o quanto antes poder liberar a volta aos jogos, a torcida
comparecer em massa para quem possamos passar pelo forte equipe do Ceará e continuar na Copa do Brasil”

Ao lado de Bruno Pivetti, Flávio Tanajura executa a função de auxiliar técnico de Geninho. Os auxiliares colaboram diretamente nos treinos táticos e específicos, que são aqueles realizados por setores e fundamentos. Flávio conta como é trabalhar em equipe e de como é a rotina no desenvolvimento dos trabalhos em prol da melhora do time.

“Em relação ao trabalho executado com Geninho e com Bruno, a gente já tem um bom tempo. Bruno desde a época de Amadeu quando ele chegou, um cara muito fácil de trabalhar, muito inteligente e com bastante experiência também. Tem nos ajudado bastante e temos crescido. Após a chegada do Geninho, ele é um cara que tem dado muita liberdade, pra que a gente possa ajudar no conhecimento que temos também e ele com a experiência tem dado bastante liberdade para nos ajudar no desenvolvimento dos treinos. Muitas vezes a gente separa. Geralmente quando faz os treinos específicos, eu fico mais focado na partida defensiva e depois planejamos a semana juntos, para que a gente possa executar os treinamentos baseados nos vídeos que fazemos da nossa própria equipe, dos nossos defeitos que tivemos pra que a gente venha melhorar. E também no meio da semana já visando o próximo jogo com a análise do adversário, para que a gente possa também aproveitar as fragilidades e criar situações estratégicas. No final da semana mais próximo jogo, são treinamentos mais táticos e coletivos visando aproveitar a fragilidade do adversário e ter um melhor desempenho possível”, destacou.

Com a paralisação do futebol por conta do novo coronavírus, os atletas rubro-negros seguem uma cartilha de exercícios passadas pelo departamento físico do clube. Flávio Tanajura traz detalhes de como isso foi criado e posteriormente passado aos atletas.

“Foi produzido pelo nosso líder do departamento físico Alexandre Dortas [fisiologista] junto com o Ednílson Sena [preparador físico]. Nós já tínhamos esse programa assim que a gente terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado. Passamos pro nossos atletas com uma recomendação de que tentem evitar as sala de musculação ou utilizar academias onde tenha muita gente. Se for individual, essa questão da higienização dos aparelhos ou então trabalhar em locais abertos seja em praia pra dar uma corrida em parques e ciclovias. É tentar manter sua a sua parte física e espero que a gente possa retornar rapidamente, já que a gente sabe que é uma perda não somente da parte física, tática e técnica também. Os atletas perdem um pouco do ritmo, mas faz parte. Acho que o ganho será muito maior nesse momento visando a saúde dos atletas e seus familiares, detalhou.

Flávio Tanajura deixa um recado a nação rubro-negra e fala de seu grande sonho enquanto torcedor rubro-negro que é.

“Continuem nos apoiando. Precisamos muito desse apoio para que a gente possa buscar os nossos objetivos esse ano o Campeonato Baiano com o sub-23, buscar classificação para a Copa do Nordeste, buscar aí o pentacampeonato e também chegar longe na Copa do Brasil. Quem sabe até surpreender. Eu sempre falei isso para o torcedor do Vitória. Sei que passamos nos anos aí no momento difícil estamos voltando na crescente. O meu sonho ainda vai se realizar que é buscar um título brasileiro pelo Esporte clube Vitória e eu tenho certeza que isso aí não vai demorar muito”, concluiu.


Deixe sua opinião