Início Jogos Análises Números mostram superioridade do Vitória em clássicos disputados nos campeonatos nacionais

Números mostram superioridade do Vitória em clássicos disputados nos campeonatos nacionais

3

No domingo, às 16 horas, as torcidas de Bahia e Vitória irão presenciar o 26ª partida entre as duas equipes em um campeonato brasileiro. O histórico dos confrontos dá vantagem ao rubro-negro, que venceu nove partidas, perdeu sete e empatou nove. O jogo será mais um que irá entrar para história, já que volta a ser disputado no Campeonato Brasileiro da Série A após nove anos e será o primeiro clássico na nova Arena Fonte Nova em campeonatos nacionais.

O primeiro Ba-Vi disputado em um Campeonato Brasileiro foi disputado em 1972 e terminou com um empate sem gols. No ano seguinte, Mário Sérgio marcou o gol do triunfo rubro-negro. O Bahia só venceu o seu primeiro clássico Ba-Vi em 1977, com gol de Freitas na Fonte Nova. Até aquele jogo, o Vitória havia vencido um clássico e outros quatro haviam terminados empatados.

Na década de 90, ocorreram seis Ba-Vis, e a hegemonia rubro-negra ficou clara. O Vitória venceu três jogos consecutivos, com direito a uma goleada por 3 a 0 no dia 03/12/1989. Aquele dia, o atacante e ídolo rubro-negro Hugo marcou três gols. Os outros três clássicos terminaram empatados. No último jogo entre Bahia e Vitória reservou uma partida cheia de gols e terminou 3 a 3. Pelo lado rubro-negro, foi dois gols de Túlio Maravilha e um gol de Bebeto Gama.

O equilíbrio foi a tônica dos clássicos no início do século 21. Dos cinco confrontos na Série A, foram duas vitórias do Bahia, dois empates e dois triunfos do Vitória. Na última partida entre as duas equipes na primeira divisão, o rubro-negro venceu o tricolor por 2 a 1, com gols de Samir e Alexandro Goiano. Contudo, as duas equipes não foram bem e acabaram rebaixadas. O Bahia enfrentou o descenso em 2003, já o Vitória em 2004.

Em 2005, as equipes se encontraram na série B. O clássico na sétima rodada terminou 0 a 0, e no final do campeonato, Vitória e Bahia foram rebaixados para a série C. Na última divisão do futebol brasileiro, na época, aconteceram dois Ba-Vis, com uma vitória por 2 a 1 para cada lado, porém no final da competição, o rubro-negro conseguiu retornar para a série B.

Nos últimos nove anos, Vitória e Bahia alternaram bons e maus momentos. De acessos memoráveis e descenso vergonhosos, mas os clássicos só ocorreram no Campeonato Baiano. Finalmente, os dois se encontraram na série A e as torcidas farão uma grande festa no próximo domingo, na Arena Fonte Nova.


Deixe sua opinião