Na última análise, defendi o posicionamento de Claudinei Oliveira no Castelão. A ideia de se defender e buscar os contra-ataques era aceitável, porém, dentro do Barradão, o time teria de propor o jogo, mas não aconteceu.
Um dos erros determinantes para a eliminação aconteceu aos 31 minutos do segundo tempo, quando Claudinei Oliveira sacou Vander e colocou Marcelo, mas falarei ao longo do texto.
O jogo do Barradão começou a ser definido nos minutos finais da partida do Castelão, quando Silas colocou Marinho aberto pela direita, que foi o responsável direto pela expulsão de Mansur. Ali, o técnico do Ceará enxergou a grande deficiência defensiva do Vitória: as laterais.
Por outro lado, Claudinei repetiu a estratégia adotada em Fortaleza: time com marcação baixa e buscando o contra-ataque. Dentro de casa e precisando vencer, a postura deveria ser outra: marcação avançada, posse de bola e pressão para incendiar o jogo.
Na parte tática, Silas, que perdeu Wescley por lesão, colocou Marinho para explorar o lado esquerdo do campo, enquanto Assisinho ocupava o lado direito. Ricardinho e Uilliam Correia eram os responsáveis por armar o jogo e girar a bola. O Ceará optou a faixa central do campo e só não saiu com um gol porque Fernando Miguel salvou em uma chance clara de Magno Alves aos 46 minutos do primeiro tempo.
Claudinei apostou na mesma postura tática com 4-1-4-1 com Rogério em lugar do suspenso Rhayner. Ele poderia ter criado um fato novo com a entrada de Dakson como armador central do 4-2-3-1.
No começo do segundo tempo, o Vitória resolveu agredir e deu certo. Abriu o marcador após cruzamento de Vander e cabeçada certeira de Rogério. Sete minutos depois, o Ceará empatou com Marinho, que aproveitou uma bobeira da marcação e acertou um belo chute.
O jogo melhorou, ficou mais intenso, mas o Vitória seguia sem o controle de jogo. Um parêntese: antes do jogo, Claudinei, ao ser entrevistado por Valter Lima, do Esporte Interativo, informou que iria lançar Escudero e Nino no segundo tempo. E fez aos 22 e 26.
O desempate ocorreu aos 28 com Ramon, o melhor do sistema defensivo, que foi premiado com uma falha de Luis Carlos. Três minutos após o gol, Vander pediu substituição. Claudinei, que tinha Willie e Wellington no banco, optou com Marcelo. Se a mudança fosse feita nos últimos minutos de jogo, estaria correta, porém faltava 15 minutos para terminar e a partida estava indefinida.
Com Willie ou Wellington, o Vitória ganharia velocidade pelo lado do campo e poderia subir as linhas para sufocar a saída de bola do Ceará. Caso sofresse o empate, teria condições de buscar a virada.
Silas abdicou da marcação e colocou William no lugar de Uillian Correia. Recuou Ricardinho e pressionou ainda mais. Um minuto depois, Marinho forçou uma jogada pelo lado direito e foi infantilmente derrubado por Nino. Pênalti assinalado e bem cobrado por Ricardinho.
O jogo, que foi muito bom, acabou ali. O Leão ainda tentou, mas sem força ofensiva, não ameaçou. O Ceará se fechou com Everton no lugar de Assisinho.
O Vitória encarou um time superior e organizado, mas não soube potencializar as suas armas e proteger as fragilidades. O momento é de recomeçar.
rapaz não vejo erro do treinador com um elenco horroroso desse sem laterais e sem um meia de criação a mais de 1 ano…
concordo ele tirou leite de pedra com esse time
Rapaz o problema o seguinte , a midia empurrou na cabeça dostorcedores de sofá q vao pro estadio quando o time ta ganhando , que Renato caja eraa um pessimo jogador . e hj me mostre um no elenco do vitoria com a capacidade e qualidade q tem Renato caja , n temos … Vaiaram ayrton , pq ele so defendia w nao apoiava , Entaaao oq me dizem agora de romario e nino , que nem marcam e nem apoiam , falam de Juan , eu quero juan com aquela maresia dele , e melhor do q os q teem aiii , aee vc v luiz gustavo e amaral desarma e quem arma ?? N tem … Alguem tem q chegar nesse caro ae chamado neto baiano q ele n her dono do vitoria , n ta rendendo testa elton , o uniko jogo q elton foi titular na equipe do vitoria ele fez gol … Entao pra resumir tem q contrat tirando , Ramon , luiz , amaral , vander … O resto em tds as posições o vitoria precisa de jogadores…
Olha ñ te conheço sou Gledson sou tocerdo do esporte clube Vitória mais estou morando no sul do país mais concordo com cada palavra que Vc escreveu os melhores time do país é o que mais devir pra ser campeã brasileiro tem que arisca infelizmente esse presidente e orivel renunciou ñ aguentamos mais política de pés no chão fodasse quevenda o Barradão. Queremos o msm que todos querem ser campeã brasileiro.
Ítalo, achei sua postagem como um todo até interessante, mas não vejo desta mesma maneira que enxergaste. Jogar com a linha avançada contra o Ceará, ao meu ver, seria se arriscar a tomar mais uma goleada dentro de casa tendo em vista que o time do Vitória não sabe fazer uma marcação setorial e muito menos uma recomposição e estava enfrentando um time com jogadores e jogadas rápidas em que a bola sai da defesa ao ataque em linha vertical e com passes rápidos. Infelizmente não contamos com alguns setores nas nossas partidas a exemplo de laterais e de armação, Romário, Nino não tem nenhuma característica defensiva e pelo outro lado, na minha opinião, Euller nem sequer é Lateral e sim, no máximo um ponta esquerda. Aliado a isso, eu não sei se existe uma solicitação por parte da comissão mas, nossos “Laterais” tendem a nunca dar um bote no adversário e sim só cercar e assim surgiram os dois gols (Euller cercando e recuando e Nino cercando e recuando). No primeiro tempo da partida o jogo estava igual, e isso aconteceu por conta do Vitória jogar dentro do Barradão e o Ceará taticamente e tecnicamente ser bastante superior ao nosso Leão. Perdemos a chance mais clara de gol que foi a “fominhagem” de Vander de cara com o arqueiro cearense. A respeito de Darkson, não tenho uma opinião formada ainda sobre o atleta que na equipe cruz maltina apresentou um futebol razoável para bom mas no Vitória pouco mostrou seu futebol (claro que está sem ritmo e sem sequencia). E ao que tange a substituição de Vander por Marcelo, eu até aceito a sua posição de colocar o time pra tentar apertar no campo adversário caso não existisse essas deficiências que mencionei no inicio do texto. Era arriscado sim reforçar a marcação e “abdicar” do ataque, mas, segundo a lógica do treinador, no jogo de ida deu certo, tanto que seguramos os adversários durante 90 minutos, mas também era arriscado jogar com 2 atacantes de ponta + 2 laterais sem marcação sobrecarrengando os dois volantes que já estariam em desvantagem por conta da estrutura tática do Ceará. Águas passadas não movem moinhos, e a diretoria que já tem um dos se não o mais caro elenco da série B não consegue ou não corre atrás de suprir as necessidades que a equipe tem, não culpo o técnico. Saudações RN!
Concordo que o erro de Claudinei custou a classificação do Vitória. Agora vamos ver o que fará o Vitória. Claudinei disse que o Vitória terá tempo para arrumar a equipe para série B. Vamos ver se na largada contra o Sampaio Correa não será as mesmas desculpas. O Vitória terá de contratar e contratar bem. precisará se endividar? Sim. Porém é melhor gastar agora e subir, que manter os pés no chão e continuar na segunda divisão, com o agravante de perder mais receitas para o ano de 2016, se já não bastasse ficar fora do Nordestão 2016 e quem sabe até fora da Copa do Brasil.
Minha experiência com essa direção me diz que investir no time esta fora de cogitação, nem se o time for para Serie C eles colocam a mão no bolso. Vinde a historia, fomos rebaixados porque não contrataram zagueiros e meio. Deixaram varios jogadores importantes sair e não contrataram ninguém do mesmo nível.
segue exemplo:
zaga-Gabriel e Vitor Ramos
Meio – Caja (contusão de Escudeiro)
Lateral – Juan (afastado) quem veio para o lugar?
Atacante – Dinei / Marquinos
* Nem todos dessa lista tem grande qualidade, sei que vão questionar. Mas o que digo é que com a saida não venho nenhum reforço, só iguais ou piores.
Você no minimo não conhece nada de futebol ou é burro, para ter defendido o posicionamento de Claudinei no jogo de ida contra o Ceará, se a ideia era jogar por um gol, era para ele ter fechado o meio com três volantes, no 4-4-2, Marcelo, Amaral, Luis Gustavo e Jorge Wagner; Rhynner(Vander jogador de segundo tempo) e Neto, se fosse no 4-1-4-1(Luis Gustavo; Amaral, Jorge Wagner, Rhynner(Vander jogador de segundo tempo) e Escudero; Neto), só estou posicionando o meio e ataque. Substituições equivocadas, sai Neto entra Escudero, sai Romário entra Gabriel Soares e por ultimo sai Amaral e entra Elton… e ele deixa Mansur com cartão amarelo em campo… sendo que Silas colocou um jogador para cair nas costa dele por conta disso e provocar a expulsão… Só um técnico amador e sem experiência alguma faz um tipo de coisa como essa e substitui desse jeito. A culpa maior disso tudo é dessa diretória, pois foi ela que foi responsável pelas atuais contratações, o Ricardo estava aqui trabalhando como podia, com as peças que a direção contratou, ele não trouxe um jogador sequer, Daksson teve que ser negociado com ele, pois o mesmo não queria esse jogador e a diretoria empurrou guela abaixo. Isso fora os absurdos que engolimos em 2014, a não renovação de Max, Marquinhos e Caja(esse a maioria pegava no pé, pq não marcava e era lento), futebol que corre é a bola, veja Ganso jogando e vc vai ver que é a mesma pegado, claro com a técnica superior a Caja. Juan esta ai treinando e ganhando 200 mil mês, a diretória tem é medo que ela possa ser um dos lideres do time já que tem contato com os jogadores que são lideres do Bom Senso F.C. E o sr. Alexi está com certa “credibilidade” na CBF e sonha em ser o futuro presidente da entidade. A torcida tbm tem culpa, pois é muito passional, bastou o time ganhar duas partidas e empatar outra para esquecer que nada mudou na atual presidência, apenas trocou o nome do presidente. Não se vê um movimento forte da torcida aliada a oposição para derrubar essa corja, nós somos maiores do que eles. Se não melhora com amor, vai ter que melhorar na DOR. Publico Zero já!!
Nossa defesa é horrível! Ramon ainda não tem experiencia pra ser titular, Ednei sem comentários. Mansur, Euller, Romário… Se começar a serie B com essa defesa e esse tecnico não vamos a lugar nenhum. o Atual elenco tem capacidade apenas para se manter na serie B e nada mais. Claudinei não deveria nem ter vindo. e Nino é pra ser reserva desde de 2009 mas tem status de titular.
Meus caros, realmente um time ter um Euler, um Mansur jogando, Um time que tem no seu plantel esses topeiras como o torcedor pode sonhar em ganhar título nem em torneio de futebol de botão!!
COM TIME MEDÍOCRE NÃO SE VAI PARA LUGAR ALGUM!!CERTO?!!
viram o gol que Pedro Oldoni ontem fez em cima de Ednei? brincadeira.