Início Colunas Visão Tática O Vitória entrou no Z-4. O problema é a rodada 34

O Vitória entrou no Z-4. O problema é a rodada 34

8
Jair Ventura
Foto: Reprodução/TV Vitória

A vida do torcedor do Vitória está longe de ser tranquila. Quando ele pensou que teria um final de semana relaxado, sem os comandados de Jair Ventura pisarem no gramado, o Santos inventa de vencer o Palmeiras na Vila Belmiro com um gol aos 46 minutos do segundo tempo.

O resultado colocou o Vitória na zona de rebaixamento. Mas quando olhamos para a projeção de pontuação com base no aproveitamento do segundo turno, o rubro-negro projeta chegar aos 41 pontos, enquanto o Santos deve alcançar 40.

Nas estatísticas, a variação de chance de queda calculada pela UFMG aumentou em 5% para o Vitória, chegando a 61%. Já o Santos viu sua probabilidade cair para 36%. Contudo, para nós, torcedores do Leão, 39% ainda é muito para quem já viu o clube ter apenas 2% de chances de conseguir o acesso para a Série B quando disputava a Série C em 2022.

Mas o real perigo não está nas projeções nem nas probabilidades. Ele mora na rodada 34 para Inter e Santos, e especialmente na rodada 37 para o Vitória, já que a CBF decidiu adiantar o jogo do Leão.

Na rodada do meio de semana após a Data Fifa, o Santos encara o Mirassol na Vila Belmiro às 21h30 do dia 19. O rubro-negro visita o Palmeiras no mesmo dia, às 19h30, no Allianz Parque. Já o Inter pega o Ceará no Castelão no dia 20, às 21h30.

No pior cenário possível — vitórias de Inter e Santos e derrota do Leão — o Vitória terminaria a rodada quatro pontos atrás dos concorrentes diretos, com duas vitórias a menos e apenas quatro jogos para reverter esse cenário.

Contudo, na rodada seguinte, paulistas e gaúchos se enfrentam no Beira-Rio, em um jogo direto, enquanto o rubro-negro baiano tem um confronto mais acessível contra o já rebaixado Sport.

Como o campeonato não alivia, na rodada 36 o Santos recebe o Sport na Vila Belmiro, e o Vitória enfrenta o indigesto Mirassol no Barradão.

No meio dessa disputa entre Santos, Inter e Vitória, o Juventude observa de longe. Apesar de representar risco na tabela para o rubro-negro, é até interessante que o time da serra gaúcha chegue vivo à 37ª rodada, já que enfrenta justamente o Santos no Alfredo Jaconi.

A vitória do Santos dá um alívio anímico ao time paulista, mas pode significar pouco. No pior cenário para eles, em duas rodadas podem ver o Vitória abrir cinco pontos — caso o Leão vença Palmeiras e Sport.

Ou seja: o campeonato segue mais aberto do que a matemática tenta sugerir.
A matemática dá um cenário. O campo pode dar outro. E o Vitória ainda está muito vivo.


Deixe sua opinião