Início Matérias Obras de mobilidade em Salvador facilitam acessos ao Barradão

Obras de mobilidade em Salvador facilitam acessos ao Barradão

24

Muito criticado pelo acesso, o Estádio Manoel Barradas será beneficiado diretamente pelas melhorias em mobilidade urbana promovidas pela prefeitura de Salvador e pelo governo baiano. Os projetos dos Corredores Transversais I e II, Linha Viva e Avenida Barradão abrirão novas opções de rotas para várias regiões da cidade. Atualmente o equipamento localizado no miolo da capital é cercado por ruas e avenidas apertadas e bairros pouco alimentados por transportes públicos.

A tão sonhada Avenida Barradão é a mais importante obra em benefício direto ao estádio. A via-expressa de 4,6 km de pista dupla parte da Avenida Paralela, na altura da entrada do bairro do Trobogy, e acessa a Rua Artêmio Castro Valente, em Canabrava, utilizando uma parte do estacionamento do Manoel Barradas.

Os Corredores Transversais I e II cortarão o entorno no estádio ao sul e ao norte. No primeiro, a duplicação da Av. Gal Costa integra uma ligação direta à Via Regional, via essa que é marginal ao Barradão (Veja vídeo aos 1:33). O corredor faz uma ligação entre o Subúrbio, na altura do Lobato, e a orla de Patamares, integrando a Av. Pinto de Aguiar. As obras de construção já foram iniciadas.

O segundo corredor dará continuação a já iniciada à Av. 29 de Março. A via promete ligar a Av. Paralela (sentido Centro, região do Bairro da Paz) à BR-324, na altura de Águas Claras, e ao bairro de Piatã, pela Orlando Gomes. Um trecho da 29 de março já está pronto, mas alimenta somente o Condomínio Alphaville II. O projeto promete dar continuidade ao traçado para oeste, integrando-a Via Regional, passando pela entrada de Cajazeiras e chegando à BR-324. O encontro da nova via com a atual Regional está a 2,5 km do Barradão. Entenda o projeto clicando aqui.

Ainda em abril a Prefeitura Municipal de Salvador promete lançar o edital de construção da via-expressa Linha Viva, avenida de 17 km pedagiados e marginais à Av. Paralela. A Linha Viva parte do Acesso Norte à Estrada do Cia, seguindo as linhas de transmissão da Chesf, e fará conexão com a Rua Artêmio Castro Valente na altura do Condomínio Paralela Park, a 2,7 km do Barradão.

Além dos novos acessos que serão criados, os atuais continuarão servindo para desafogar a chegada ao estádio. São eles a Rua Artêmio Castro Valente, a partir da Unijorge Paralela, a Via Regional, vindo de Cajazeiras e de São Marcos, o Vale dos Lagos para quem vem da Av. São Rafael e a Estrada Velha do Aeroporto, acessada através da BR-324 ou pelo bairro de Mussurunga.

Transporte – Até que a Linha 2 do metrô  e os sistemas especiais de transporte dos Corredores Transversais estejam em operação, o novo secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, Fábio Mota,  promete ter um planejamento pronto para facilitar trânsito e transporte ao Barradão. Mota foi o responsável por liberar parte da verba para a construção da Avenida Barradão e chegou a anunciar que seria candidato a presidente do Vitória na eleição de dezembro.


Deixe sua opinião