Quem acompanhou o Vitória no acesso da Série B de 2007 para a Série A de 2008, vai lembrar de um padrão de camisa usada pelos goleiros daquela temporada que continha a imagem do Leão imperial logo em seu dorso. Apesar de ter um primeiro padrão na cor cinza, um dos uniformes emblemáticos daquele ano contava com a cor vermelha como predominante.
A camiseta em questão foi usada pelo goleiro Ney durante alguns jogos daquela subida. Claudiney Pereira Lino, também defendeu o Leão entre 2008 e 2009, até se transferir para o Paraná Clube. O manto avermelhado era utilizado na maioria dos jogos juntamente ao uniforme secundário.
Até o início de 2007, o Vitória utilizava o fardamento da marca Umbro, com o qual conquistou o Campeonato Baiano. Este uniforme da temporada 2007 marca o primeiro ano da Penalty estampando as camisas do decano. Ney usou esse manto em jogos contra o Coritiba, no Couto Pereira, contra o Paulista e também contra o Ipatinga. Ambos foram disputados fora de casa. A camisa ainda seria utilizada em jogos do Baiano de 2008, inclusive no jogo em que o arqueiro rubro-negro se contundiu, contra o Camaçari.
É válido lembrar que o primeiro padrão de goleiro, também na cor cinza, continha a imagem do Leão na frente, mesmo quando acompanhada de algum patrocínio ‘master’. Já as camisas dos atletas de linha, que alternavam-se entre uma rubro-negra predominantemente vermelha e outra predominantemente branca, não traziam a imagem do mascote rubro-negro.
Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instragram e @MemoriasDoECV no Twitter.