Início Colunas Memórias do Leão 1945… o ano em que a dupla Ba-Vi se uniu

1945… o ano em que a dupla Ba-Vi se uniu

1194
Isaltino (do Bahia), Mário Vianna (árbitro) e Joel (do Vitória) num BaVi de1945 demonstrando união. (Acervo de Galdino Silva)

No ano de 1945 o Esporte Clube Vitória por pouco não deixou de participar do Campeonato Baiano. O clube que na década anterior havia ficado ausente em três edições do torneio (1930, 1931 e 1937), e devido as arbitrariedades da federação que regia o futebol do estado, por pouco não deixou de disputar mais uma vez o certame.

 Acontece que no segundo semestre de 1944, o então presidente da FBDT (Federação Baiana de Desportos Terrestres), Antonio Bendocchi, optou por suspender por 30 dias os presidentes do rubro-negro e também das equipes do Bahia, Galícia e Fluminense de Feira. A ação do cartola não foi bem acatada pelos dirigentes. Bendocchi logo entregou seu cargo na federação e quem veio a assumi-lo foi Orlando Gomes, eleito no dia 24 de outubro.

 Quase um ano se passou, e no dia 4 de outubro de 1945, um quinta-feira, o Vitória por meio de seu conselho deliberativo resolveu pedir a desfiliação da liga. A federação pouco se queixou e emitiu a seguinte nota para a imprensa baiana:

Torno público que, no of. de n° 101, datado e protocolado nesta Federação sob o n° 2672, dirigido a presidência pelo Dr. Luiz Lago de Araujo, presidente do Sport Club Vitória, no qual solicita desfiliação desse clube, comunicando a resolução do Conselho Deliberativo irregularmente feita em data de ontem, pelo sócio que o presidiu, o Sr. Presidente desta Federação exarou o seguinte despacho: “Como pede”. Comunique-se a CBD e ao CRD para os devidos efeitos. (Ass.) Bahia, 4 de outubro de 1945, José Alfredo de Campos França.

 Logo no dia 5 de outubro, dirigentes dos demais clubes da competição se reuniram na sede do Bahia para resolver a questão, com o intuito de que o Vitória não se afastasse. E assim foi feito, os clubes se uniram, o Vitória prosseguiu no Campeonato Baiano e o artilheiro do torneio naquele ano foi um atleta rubro-negro, Siri, que no primeiro turno assinalou quinze tentos.

Siri foi o goleador do Vitória na competição, o único que atingiu o mesmo número de gols no campeonato foi Toinho do Botafogo-BA.

Formação do Vitória no Campeonato Baiano de 1945: Severino (Muniz); Valter (Celino) e Valder (Umbelino); Bengalinha, Ferreira e Joel (Florisvaldo); Elísio (Tombinho), Jaime (Toinho), Siri (Milton/Pirillo), Juvenal e Aureliano.


Deixe sua opinião