Início Outros Comemorativos O Ba-Vi dos 3 a 0 contra o campeão de 88

O Ba-Vi dos 3 a 0 contra o campeão de 88

0
Fernando Baía, rubro-negro há muito tempo, nos contou qual o Ba-Vi que marcou a sua vida

O Rock in Rio é considerado um dos maiores eventos musicais do mundo, contando com os mais consagrados nomes do rock internacional e nacional. Pois bem, e o que o Vitória tem a ver com isto? É que num remoto Rock in Rio de 2001, a banda Tihuana introduziu a música “É Guaraná” fazendo apologia ao nosso glorioso Leão da Barra. A ideia foi motivada por Fernando Baía, à época, integrante do grupo.

A música “É Guaraná”, de autoria do próprio Baía, conta com versos que homenageiam o Esporte Clube Vitória. Confira o momento histórico e observe melhor a letra a partir dos 2:58 do vídeo:

Todo torcedor do Vitória tem um Ba-Vi marcante. Seja por causa de acontecimentos bons ou até ruins, mas sempre fica aquela lembrança que jamais será apagada. No caso de Baía, considerado como um dos torcedores ilustres da nação rubro-negra, onde conseguiu tal título após se destacar junto à banda Tihuana sem nunca deixar de lado seu grande amor, o Esporte Clube Vitória, o Ba-Vi da sua vida foi a goleada de 3 a 0 que o Vitória aplicou sobre o Bahia recém-campeão brasileiro, lá pelos tantos de 1989.

Arena Rubro-Negra: Qual Ba-Vi é o mais marcante na sua vida? Onde foi? Quando foi? Quanto foi o placar?

Fernando Baía: Vitória 3×0 Bahia, em 3 de dezembro de 1989, pelo “Torneio da Morte”, competição que definiria os rebaixados para a Segunda Divisão no ano seguinte.

ARN: Na época, qual era a sua expectativa antes do jogo?

FB: O Vitória vinha numa reação muito boa e a expectativa é que pudéssemos ganhar aquele Ba-Vi, até porque o Bahia tinha acabado de se tornar campeão brasileiro e precisávamos dar aquela porrada neles.

ARN: Cite algum momento – ou mais de um – considerado emocionante que aconteceu com você ou com alguém ao seu lado um pouco antes, durante ou logo após o confronto; ou na partida em si, com algum dos dois times.

FB: No terceiro gol, meu amigo praticamente esmagou minha orelha esquerda ao me abraçar com o rádio enorme que ele costumava levar pro estádio naquela época! (Risos.)

ARN: Cite algo curioso que aconteceu naquele jogo.

FB: Fica difícil lembrar detalhes, faz muito tempo, mas foi muito bom ver a torcida do Bahia indo embora após o segundo gol e o terceiro vindo logo na sequência. Imagem bonita de se ver.

ARN: Você lembra quem marcou os gols daquele encontro?

FB: Claro! Três gols de Hugo!

ARN: Se você fosse o técnico daquele Vitória, quais alterações – de jogadores ou táticas – você teria feito? Por quê?

FB: Ah, isso é impossível de lembrar.

ARN: Você se recorda de algum momento polêmico do jogo?

FB: Não me lembro, mas deve ter havido, afinal de contas um 3 a 0 no tal “campeão brasileiro” deve ter deixado eles a beira de um ataque de nervos.

ARN: Após a partida, como, com quem e onde você comemorou o triunfo ou lamentou a derrota daquele clássico?

FB: Tomando cerveja na Barra com os amigos rubro-negros da época.

ARN: E para os dois Ba-Vis de 2013 no campeonato nacional, o que você espera desta vez e quais placares você arrisca?

FB: Com certeza o Vitória ganha as duas. Acho que por 3 a 1 [o Vitória empatou por 0 a 0] e 5 a 1.

Foto: Arte / Arena Rubro-Negra


Deixe sua opinião