O Vitória estreou um time inteiro de contratados na sua primeira partida do ano, pelo Campeonato Baiano contra o Juazeirense no Barradão. A partida terminou empatada em 1 a 1, o que, no geral, não foi um bom placar para o Vitória. Entretanto, vale a pena avaliar os novos atletas que foram a campo no sentido de ter ou não esperança com esse novo elenco montado para disputar a Série C em 2022.
Para realizar este radar, foi preciso dividir os atletas em três grupos: Tem futuro! – para aqueles que começaram bem, Será que vai? – para aqueles que fizeram partida regular e A camisa pesou – para quem não teve boa atuação. É bom reforçar que este é apenas o primeiro jogo, então, nada de muita corneta por enquanto, beleza?
Tem futuro!
Guilherme Queiroz e Alemão: Os dois atletas tiveram bom desempenho enquanto estiveram em campo e podem ter um bom caminho com a camisa do Leão. Guilherme Queiroz se movimentou, criou oportunidades, chutou ao gol e, o principal, marcou o dele em chute cruzado que garantiu o empate do Leão. Alemão teve boa atuação tanto ofensivamente quanto defensivamente e deve se manter na titularidade da equipe.
Será que vai?
Aqui estão a maioria dos contratados que estrearam. Talvez por isso o placar tenha terminado empatado. O lateral-direito Iury, os laterais pela esquerda Salomão e Vicente, o zagueiro Alisson Cassiano, o meia Jadson e o atacante Luidy. Seis dos 11 que vestiram pela primeira vez o manto rubro-negro.
Iury fez até boa apresentação, mas como só esteve alguns minutos em campo, não dá para avaliar tanto. Alisson Cassiano jogou os 90, mas tomou o amarelo e me parece estar ainda se encontrando no grupo.
A lateral-esquerda não teve muito brilho na tarde de hoje. Salomão, que iniciou, chegou uma vez ou outra pelo ataque. Vicente, que o substituiu, também não produziu muito, apesar de ter aparecido mais na frente. Nesse sentido, acredito que haverá uma disputa maior pela posição, mas esperamos que o nível de ambos aumente com o decorrer do tempo.
O meia Jadson, de 38 anos, chegou com a incumbência de ser o mágico desse time. O camisa 10, o capitão. Mas a primeira partida não encantou. Mesmo mais experiente e visivelmente cansado, participou os 90 minutos e esteve dedicado durante todo o jogo. A falta de ritmo de jogo e o entrosamento contribuíram para o desempenho apenas regular do meia.
Por fim, o atacante Luidy que, de fato, não mostrou muito talento. Algumas jogadas de velocidade, uma falta sofrida dentro da área que foi marcada fora dela pelo juiz, mas nada que o coloque entre os melhores.
A camisa pesou!
Nesta lista, entrou o volante Pablo e os atacantes Roberto e Erik. Os dois últimos tiveram impacto na queda do desempenho do ataque rubro-negro no segundo tempo. Entraram aos 12 da etapa final e não foram bem. Roberto, um pouco mais velho e com menos mobilidade, não conseguiu ser efetivo onde tentou. Talvez não esteja também na melhor forma. Erik correu mais, mas também não produziu o suficiente para o Leão sair com a vitória na sua estreia.
O volante Pablo foi outro que me parece sem ritmo de jogo. Errou alguns passes e não ajudou muito.
Agora é aguardar que, nos próximos jogos, tenhamos mais jogadores aparecendo entre os melhores! Assim, o Leão poderá conseguir as vitórias para começar a temporada com a taça estadual nas mãos! É esperar e torcer!