De trabalhadores comuns do dia-a-dia a competidores dos mais variados esportes, todos querem ver seu trabalho sendo valorizado e reconhecido. Em alguns esportes, como no poker isto é mais fácil por haver um ranking geral e global de todos jogadores – então você sabe durante o ano todo, independente dos torneios, a “posição” de dado atleta. O Tênis funciona assim também com o ranking da ATP. No futebol, porém, reconhecimento é algo mais difícil de ser mensurado.
E com os jogadores e a comissão técnica do Vitória este desejo não é diferente. Em diversas ocasiões nos últimos meses o time cobrou mais apoio e menos críticas da torcida.
Entretanto, adaptando o velho ditado: “o único lugar em que reconhecimento vem antes de trabalho é no dicionário” e se o Vitória deseja obter o apoio e o reconhecimento da torcida, primeiro precisa mostrar desempenho e comprometimento não apenas dentro de campo mas também fora dele.
Do contrato rasgado pelo jogador Marinho passando pelos comentários seguidos de um pedido de desculpas do capitão Willian Farias, fica clara a falta de comprometimento com o torcedor. E dentro de campo a situação não é diferente. Apesar da sequência de vitórias no Campeonato Estadual, não é de hoje que o elenco tem demonstrado falta de entrosamento e mais errado que acertado.
O futebol é uma meritocracia e aqueles que mais se esforçam – seja na preparação ou durante os noventa minutos – serão aqueles que vencerão ao final, e se o time quer o apoio e confiança dos torcedores, tem que baixar a cabeça, dar duro e demonstrar garra e força de vontade.
Qualquer torcida cobra que o time vença, isto é esperado, mas o que realmente se quer ver são os jogadores e a comissão técnica dando o sangue, honrando e respeitando a camisa do Leão.
Não basta vencer partidas sofridas, é preciso demonstrar qualidade técnica consistente com o nível que o futebol brasileiro exige em todos os seus campeonatos.
Reconhecimento se conquista a duras penas, e quando este dia chegar – com a iminente partida decisiva contra o Vasco pela Copa do Brasil sendo uma excelente oportunidade – o time finalmente terá todo o apoio que vem cobrando.