Rubro-negro fará a primeira rodada do torneio dentro de casa pela sétima vez na história; confira o histórico
No dia 16 de abril, às 18h, quando o Vitória entrar em campo para enfrentar a Ponte Preta, o rubro-negro iniciará sua 11ª campanha na história da Série B do Brasileirão. Será também a sétima vez que o primeiro jogo do torneio será disputado com o mando de campo do rubro-negro baiano. O acesso veio em quatro oportunidades — 1992, 2007, 2012 e 2015.
O Arena Rubro-Negra levantou o retrospecto do Colossal nas estreias diante do torcedor. Confira logo abaixo!
Em janeiro de 1983 pela Taça de Prata, o rubro-negro na antiga Fonte Nova foi derrotado pelo conterrâneo Fluminense de Feira por 2 a 0. Esse torneio dava o acesso a Série A apenas ao Campeão e o Vice, e no grupo em que o colossal estava, não classificou pois ficou em 4º lugar, apenas o primeiro passava para a fase seguinte.
Rebaixado pela primeira vez em 1991, o Vitória iniciou 1992 disputando a Série B. Em seu primeiro jogo em uma campanha que lhe deu o vice-campeonato, o rubro-negro venceu o Anapolina, de Goiás no Barradão pelo placar de 2 a 0. Vale salientar que essa foi a primeira estreia na Série B do Vitória no Barradão.
Após conseguir o acesso em 2006 da Série C, em 2007 o Vitória voltava a vencer o campeonato estadual e iniciou a Série B goleando o Avaí, de Santa Catarina. Campanha que muitos jovens torcedores se recordam e muitos acompanharam no santuário ou pela TV, naquela partida atletas como Índio, Sorato, Jean e Joãozinho fizeram gols.
Após um ano de 2010 que lhe deu o tetracampeonato baiano, o campeonato do nordeste e o vice-campeonato na Copa do Brasil, com direito ao icônico “Barradão em Chamas”, o Vitória iniciou um 2011 com a torcida frustrada após perder o baiano para o Bahia de Feira. Apesar de não conquistar o acesso, o Vitória terminou em 5º colocado nesse ano. Venceu o Vila Nova, de Goiás na estreia em uma partida que ficou marcada por vaias ao atleta Elkeson que depois foi vendido ao Botafogo carioca.
O Vitória conquistou o acesso em 2015, mas o início do campeonato não foi esperançoso para o torcedor rubro-negro. o Vitória sofreu um revés em casa diante do Sampaio Corrêa por 2 a 0. A Bolívia Querida nessa partida contava com o atacante Robert, o mesmo fez gol e alguns dias depois fora contratado pelo rubro-negro e fez parte do elenco que conseguiu o acesso para a Série A de 2016.
Novamente o Sampaio Corrêa em 2020, porém dessa vez o Vitória venceu mas no fim da temporada não conquistou o acesso. Em um ano complicado fora de campo e com atletas sem qualidade, o Vitória teve dificuldades na competição e brigou contra o rebaixamento até as últimas rodadas.
Novamente o Sampaio Corrêa em 2020, porém dessa vez o Vitória venceu, mas no fim da temporada não conquistou o acesso. Em um ano complicado fora de campo, o Vitória teve dificuldades na competição e brigou contra o rebaixamento até as últimas rodadas.