Início Matérias Retrospectiva 2023: Início desastroso

Retrospectiva 2023: Início desastroso

32

O Vitória viveu um dos melhores anos da sua trajetória, sagrando-se campeão nacional da Série B 2023. Porém, neste início de retrospectiva do ano do Leão, o que o torcedor rubro-negro mais lembra do início do ano são dos desastres do Leão no Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil 2023.

Os resultados foram catastróficos. Mais uma vez, eliminado na primeira fase do Campeonato Baiano ao terminar a competição em 5º lugar. Na Copa do Brasil, participação muito ruim ao sequer avançar para segunda fase quando perdeu por 2 a 0 do Nova Iguaçu. Na Copa do Nordeste, apesar de ter passado pela fase classificatória do torneio regional ao vencer Cordino-MA e Jacuipense-BA com muita dificuldade, também não passou da fase de grupos ao encerrar sua participação apenas na 7ª colocação do seu grupo.

Os motivos para o rendimento abaixo do esperado vão desde a manutenção do técnico João Burse, que teve sucesso ao subir a equipe com apenas 2% de chance ao final de 2022, até atuações abaixo do esperado de recém-contratados como Dankler, Thiago Lopes e Diego Torres, falhas no sistema defensivo, em especial atuações ruins do milagroso Dalton (destaque da Série C) e do zagueiro João Victor. Entre os piores jogos daquele período, estiveram a derrota de goleada dentro de casa para o Itabuna (1-4) no Campeonato Baiano e a virada sofrida para o Náutico também em casa pela Copa do Nordeste (2-3).

Naquele momento, a preocupação maior da torcida era de que o time não teria sucesso na Série B e parte da imprensa colocava o Vitória como uma das equipes candidatas ao rebaixamento para a Terceira Divisão do ano seguinte.

Neste primeiro trimestre desastroso, foram apenas 40% de aproveitamento, com seis vitórias, seis empates e oito derrotas. O que rendeu a saída de João Burse e a contratação de mais um pacotão de reforços para a disputa da Série B.


Deixe sua opinião