A reunião que ocorreu nesta quinta-feira entre os 20 clubes que vão participar da terceira divisão do Campeonato Brasileiro 2022 sinalizou para mudança no formato de disputa da competição, com data para iniciar em abril de 2022.
Em decisão dividida, 11 contra 9, onde houve claramente uma divisão entre os nove do Nordeste e os 11 do Norte-Sul-Sudeste e Centro-Oeste, ficou definida proposta de turno único de pontos corridos, com a classificação dos oito melhores para os dois quadrangulares de acesso, que já acontecem normalmente.
Nesse formato, o Vitória jogaria necessariamente com todos os 19 clubes em turno único, e não mais a divisão regionalizada de dois grupos iniciais, com 9 do Nordeste mais o Aparecidense-GO em um grupo e 10 equipes envolvendo o Norte-Sul-Sudeste.
Vale ponderar que a proposta ainda será discutida com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que não esteve presente à essa reunião virtual, mas já havia colocado no calendário de jogos do futebol brasileiro as 26 datas dentro do formato regional que vem sendo aplicado.
Pontos Corridos
Apesar da divisão entre os formatos de disputa, uma coisa foi unanimidade entre os participantes da reunião: o sonho de receber um aporte financeiro da CBF para cobrir os gastos de um possível campeonato de pontos corridos, com 38 rodadas como nas séries A e B.
Para os gestores dos clubes, é possível realizar a competição em pontos corridos, se houver um pagamento de uma cota fixa de mais ou menos R$ 4 milhões para cada agremiação, o que representa 50% do que é recebido por clube para a Série B (R$ 8 mi). Resta saber se a CBF vai apoiar os clubes desta forma. É esperar para ver os próximos capítulos dessa história.