
O atacante Vitor Roque, do Palmeiras, será julgado na próxima segunda-feira (17) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode receber uma suspensão de 5 a 10 partidas, conforme prevê o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Caso seja punido, o jogador ficará fora do duelo contra o Vitória, marcado para quarta-feira (19), às 19h30, no Allianz Parque, pela 37ª rodada da Série A.
A denúncia está baseada no Artigo 243-G do CBJD, que trata de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante relacionado a raça, cor, sexo, origem, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. O episódio ocorreu no clássico contra o São Paulo, disputado em 5 de outubro de 2025.
O artigo prevê as seguintes punições:
- Suspensão de 5 a 10 partidas, se praticado por atleta, técnico, dirigente ou membro da comissão técnica;
- Multa entre R$ 100 e R$ 100 mil;
- Possibilidade de punições coletivas ao clube caso a infração envolva número significativo de pessoas vinculadas à entidade.
A denúncia faz parte do Processo nº 0876/2025, que também cita São Paulo, Palmeiras, dirigentes e outros jogadores. A relatoria será do auditor Luiz Gabriel Batista Neves.
Além do julgamento, Vitor Roque está a serviço da Seleção Brasileira, convocado pelo técnico Carlo Ancelotti para os amistosos contra Senegal (dia 15, às 13h) e Tunísia (dia 18, às 16h30).
Após a partida da Seleção, o atacante retornará ao Brasil em avião particular disponibilizado pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira, para ficar à disposição de Abel Ferreira no confronto contra o Vitória — caso seja absolvido no julgamento do dia 17.







