No ano de 1999, o Esporte Clube Vitória teve um protagonista no seu ataque. Trata-se do centroavante Tuta, que chegou ao clube após uma passagem pelo Venezia, time italiano no qual marcou um gol polêmico. Após o término do Baianão, no qual o Leão dividiu o título com o rival Bahia, Tuta chegou ao clube para compor o elenco que disputaria o Brasileirão.
Moacir Bastos, nasceu na cidade de Palmital-SP no dia 20 de Junho de 1974. Ingressou no esporte bretão no ano 1994, já com cerca de 20 anos pelo time do Araçatuba. Ainda na mesma década, defendeu o Juventude, a Portuguesa, o Atlético-PR até migrar para o futebol italiano. Voltando ao futebol brasileiro no mesmo ano, para atuar pelo rubro-negro baiano.
O Vitória chegou ao Campeonato Brasileiro de 1999 obtendo a 13° posição na edição anterior e sendo o único representante baiano. Tuta jogou pela primeira vez com a camiseta rubro-negra diante do Palmeiras no Barradão. O jogo terminou em 2 a 1 para o Leão, com gols marcados por Baiano e Artur. Ele marcou seu primeiro gol pela equipe diante da Portuguesa numa partida realizada no Canindé. Os mandantes perderam por 3 a 1, tendo os outros gols rubro-negros sido marcados por Cláudio e Leandro.
Ainda no mesmo mês (setembro) o Leão foi goleado em 5 a 2 pelo Flamengo no Maracanã, e foi Tuta o autor de um dos gols que amenizaram a derrota. Na partida seguinte porém, foi a vez do time centenário golear. 4 a 1 em cima do Cruzeiro, com um dos tentos marcados pelo centroavante. Os triunfos seguiram. No confronto seguinte, 3 a 2 em cima do Atlético-PR, embate no qual o atleta paulista balançou a rede duas vezes.
Tuta continuou a marcar, contra o Paulista e o Gama. E o time se despediu da primeira fase da competição com um empate em 1 a 1 contra o Sport e na 6° posição. O Vitória teve que encarar o Vasco nas quartas-de-finais. E foi uma partida marcante. Tuta participou do primeiro gol rubro-negro, roubando a bola para Artur completar pra meta de Carlos Germano. Marcou o gol da virada após receber assistência de Cláudio. E o atacante ainda sofreu uma penalidade que ocasionou o quarto tento leonino, marcado por Fernando. O placar ainda chegou a estabilizar-se no 4 a 4, mas novamente Fernando de pênalti garantiu o triunfo. Já no jogo de volta, Tuta marcou um dos gols baianos no empate em 2 a 2. Mais um jogo foi realizado, desta vez no São Januário, e novamente um empate (1 a 1).
Já na semifinal o Vitória foi abatido pelo Atlético-MG com um 3 a 0 no Mineirão. A vantagem foi irreversível. O Leão da Barra chegou a vencer no Barradão por 2 a 1 e teve de se contentar com a 3° colocação. Tuta deixou o clube no ano seguinte, transferindo-se para o Flamengo. No rubro-negro, ele atingiu a marca de dez gols em 26 partidas disputadas.