Início Colunas Memórias do Leão Valvir… o primeiro tricampeão rubro-negro

Valvir… o primeiro tricampeão rubro-negro

13

Desde a sua profissionalização, realizada há cerca de 70 anos, o Vitória contou com diversos atletas que fizeram carreira longeva dentro do clube. Fora dos esportes olímpicos, um atleta que atuou por cerca de oito com a camisa rubro-negra, tornou-se o primeiro a conquistar três títulos de futebol pelo Leão, na década de retomada de títulos.

Valvir Ribeiro Guimarães nasceu em Ilhéus-BA no dia 25 de abril de 1927. Chegou a jogar no Vitória de Ilhéus em 1951 e no Flamengo de Ilhéus em 1952, até começar sua carreira pelo Decano em 1953. Zagueiro, fora trazido da capital do cacau pelo conselheiro rubro-negro Henrique Cardoso, ex-goleiro da década de 30. Sua chegada coincidiu com a do também defensor gaúcho Gago, vindo do Flamengo. O destaque do ilheense foi tamanho no Campo da Graça que no dia seguinte um jornal baiano publicou: “Aqueles que foram para o Campo da Graça ontem para ver Gago, assistiram um show de bola do desconhecido Valvir”.

Valvir,o primeiro em pé, junto ao time campeão de 1953 na Fonte Nova.

Mesmo sendo zagueiro de origem, Valvir ganhou a lateral-direita naquele ano, enquanto Gago que também atuava como beque, passou a jogar como ‘frente de zaga’. O elenco montado pelo argentino Carlos Volante deu liga e conquistou o Campeonato Baiano, após um jejum de 44 anos. Aos poucos, o time foi sendo mudado ali e cá e Valvir ficou como um dos únicos remanescentes de 1953, iniciando sua longa trajetória pelo Leão da Barra. Sem Alírio na zaga e já em dupla de defesa com Elói, ele conquistou o Baianão de 1955, ainda sob o comando do argentino Volante.

Em 1957, participou também da conquista do Campeonato Baiano que ficou marcado como o 5° título estadual do Vitória e tornou-se o primeiro jogador a conquistar três tentos pelo futebol do clube. Em 1960, ele ainda participou da excursão rubro-negra para a Europa, deixando o clube após o retorno do Velho Continente. Pendurou as chuteiras em 1962, jogando pelo Botafogo-BA, passando a atuar como funcionário da Coelba. É até hoje, um dos atletas que mais tempo defendeu o Rubro-Negro.

Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.


Deixe sua opinião