Desde a sua profissionalização, realizada há cerca de 70 anos, o Vitória contou com diversos atletas que fizeram carreira longeva dentro do clube. Fora dos esportes olímpicos, um atleta que atuou por cerca de oito com a camisa rubro-negra, tornou-se o primeiro a conquistar três títulos de futebol pelo Leão, na década de retomada de títulos.
Valvir Ribeiro Guimarães nasceu em Ilhéus-BA no dia 25 de abril de 1927. Chegou a jogar no Vitória de Ilhéus em 1951 e no Flamengo de Ilhéus em 1952, até começar sua carreira pelo Decano em 1953. Zagueiro, fora trazido da capital do cacau pelo conselheiro rubro-negro Henrique Cardoso, ex-goleiro da década de 30. Sua chegada coincidiu com a do também defensor gaúcho Gago, vindo do Flamengo. O destaque do ilheense foi tamanho no Campo da Graça que no dia seguinte um jornal baiano publicou: “Aqueles que foram para o Campo da Graça ontem para ver Gago, assistiram um show de bola do desconhecido Valvir”.
Mesmo sendo zagueiro de origem, Valvir ganhou a lateral-direita naquele ano, enquanto Gago que também atuava como beque, passou a jogar como ‘frente de zaga’. O elenco montado pelo argentino Carlos Volante deu liga e conquistou o Campeonato Baiano, após um jejum de 44 anos. Aos poucos, o time foi sendo mudado ali e cá e Valvir ficou como um dos únicos remanescentes de 1953, iniciando sua longa trajetória pelo Leão da Barra. Sem Alírio na zaga e já em dupla de defesa com Elói, ele conquistou o Baianão de 1955, ainda sob o comando do argentino Volante.
Em 1957, participou também da conquista do Campeonato Baiano que ficou marcado como o 5° título estadual do Vitória e tornou-se o primeiro jogador a conquistar três tentos pelo futebol do clube. Em 1960, ele ainda participou da excursão rubro-negra para a Europa, deixando o clube após o retorno do Velho Continente. Pendurou as chuteiras em 1962, jogando pelo Botafogo-BA, passando a atuar como funcionário da Coelba. É até hoje, um dos atletas que mais tempo defendeu o Rubro-Negro.
Interessado em saber mais sobre a história rubro-negra? Adquira o livro Memórias do Esporte Clube Vitória! Entre em contato via @memoriasdoecvitoria no Instagram e @MemoriasDoECV no Twitter.