David Luiz deixou o Vitória em 2007 após o Benfica pagar 2 milhões de euros pela transferência do futuroso zagueiro de 20 anos. Sete anos depois, o titular da Seleção Brasileira já é o jogador que mais gerou dividendos ao clube pelo famigerado Mecanismo de Solidariedade da FIFA. De acordo com o Regulamento de Transferência da entidade máxima de futebol, se um profissional se transfere durante o curso de seu contrato, 5% do montante deve ser deduzido, por seu novo clube, a todos aqueles envolvidos no treinamento e educação do atleta ao longo dos anos situados entre o 12º e 23º aniversários.
David Luiz chegou ao Vitória aos 14 anos e ficou no clube por 6 anos, com isso, o rubro-negro terá direito a 2,24% de qualquer transferência internacional que acontecer ao longo da sua carreira. Em 2011, o zagueiro deixou o Benfica e foi contratado pelo Chelsea pela bagatela de 25 milhões de euros e o Leão abocanhou 560 mil euros na época.
Ontem, David foi novamente vendido. Desta vez, ele reforçará o milionário PSG-FRA pelo valor de 50 milhões de euros e o Vitória ficará com 1,12 milhão de euros, algo em torno de 4,2 milhões de reais. Para ter ideia, esse valor equivale a 10% do orçamento de 2014 e cerca de 2,5 vezes a folha salarial do rubro-negro, mas esse montante não é para agora.
Pode demorar…
O processo para receber o dinheiro pode demorar, mas a possibilidade de ficar sem o dinheiro é quase zero. O pagamento deve ocorrer até 30 dias após o registro da contratação. Quem comprou tem obrigação de rastrear os formadores, por isso, o Vitória poderá entrar em contato com o PSG para receber o montante para receber o dinheiro todo ou parcelado.
Caso não cumpra o prazo de pagamento, um advogado representante do clube deve acionar a Fifa pedindo intervenção da entidade, provando que tentou um acordo amigável. Neste caso, o processo pode demorar. O prazo para prescrição do pedido é de 24 meses.
Hulk e Elkeson podem render dividendos também
A Janela de Transferência Internacional pode render mais alguns milhões de reais aos cofres rubro-negros. O outro titular da Seleção Brasileira que passou pela base rubro-negra, Hulk, pode ser negociado para o Mônaco-FRA. O montante pode superar a exorbitante quantia de 60 milhões de euros. O Vitória teria direito a aproximadamente 1,5% da transferência. Na negociação do atacante para o Zenit, o Leão ficou com 900 mil euros.
Outro atacante que pode ser negociado é Elkeson, que deixou o clube em 2011. O Vitória tem direito a 4,5% de qualquer transferência na carreira do atleta. Na ida dele do Botafogo para o Guangzhou Evergrande-CHI, o rubro-negro ficou com 270 mil euros. O empresário do jogador estipulou o valor de 20 milhões de doláres, ou 44 milhões de reais, o Leão poderá ficar com quase 2 milhões de reais.