O Vitória voltou a vencer e o técnico Léo Condé mostrou nova alternativa para o Vitória, que vinha em queda de desempenho nesta Série B. Ainda por cima, foi a primeira vitória do Leão em confronto direto pelo G4 da competição, o que traz confiança para o próximo confronto com o Sport na Ilha do Retiro.
Desta vez, o comandante Léo Condé optou por uma formação com três zagueiros e escolheu Yan Souto, Camutanga e Wagner Leonardo para as funções. Na frente, mais mudanças. O time veio sem um centrovante e com a mobilidade de Wellington Nem, Mateus Gonçalves e Osvaldo para tentar balançar a rede adversária.
O primeiro tempo, até o gol de Osvaldo, depois dos 30 minutos, foi de domínio paulista, que ficou com mais posse de bola enquanto o Leão mantinha seus sérios problemas na articulação das jogadas pelo meio de campo. O espaçamento entre as linhas era evidente nas jogadas longas, que não encontrava jogadores altos na frente para disputarem as bolas pelo alto. Pelo chão, a situação não era boa com os passes errados da equipe, que parecia nervosa em campo.
Na fase defensiva, o Vitória se mostrou seguro com o novo esquema. Apesar de dominar as ações, o Novorizontino sequer assustou o goleiro Lucas Arcanjo. Os três zagueiros funcionavam bem e Dudu era ágil na retomada de bola, apesar de não conseguir dar sequências a muitas jogadas. Em uma das ocasiões em que acertou, o Vitória montou o contra-ataque com os três atacantes e marcou o primeiro gol.
Com o placar favorável, a dinâmica do jogo muda e o Leão passa a ter as melhores chances, em especial com Mateus Gonçalves, em mais uma boa partida com a camisa rubro-negra. Ainda no primeiro tempo, o Vitória abre vantagem com gol de Camutanga em excelente passe de Wellington Nem em falta cobrada na área adversária.
Segundo tempo
No segundo tempo, o técnico Léo Condé mudou e colocou o atacante Welder no lugar de Osvaldo, com problemas físicos. A mudança fez bem ao ataque do Vitória, que conseguiu reter mais a bola na frente devido a estatura e jogo de corpo do atleta. Precisando vencer, o Novorizontino passou a deixar mais espaços e o Rubro-Negro poderia inclusive ter aumentado o marcador.
Desgastado, Gegê foi substituído para a entrada de Jhonny Lucas que, nervoso, não iniciou bem com alguns erros de passe e cartão amarelo assinalado. Depois, o jogador se encontrou um pouco mais no jogo e chegou a chutar ao gol do time paulista.
O Novorizontino descontou o placar para 2 a 1 após pressão na área do Vitória. Em escanteio, Geovane foi mais esperto e acertou o gol de Lucas Arcanjo. Tirando esse momento do gol sofrido, foi uma ótima atuação da defesa rubro-negra que, praticamente, não teve mais sustos até o final da partida, apesar da posse de bola ter sido maior dos paulistas durante quase todo o jogo.
Agora, resta saber se Léo Condé vai manter o esquema com três zagueiros ou qual vai ser a estratégia para enfrentar o Sport, que vem de derrota fora de casa para o Atlético-GO. Para os jogos fora, reforçar o sistema defensivo pode ser uma boa opção para o Leão.
Para mais notícias do Vitória, inscreva-se no canal do YouTube do Arena Rubro-Negra!