Nesta terça-feira (7), o Vitória entra em quadra contra o AZ Araraquara, pelo Campeonato Brasileiro de Basquete (CBB). A estreia do Leão da Barra está marcada para às 19h, no Ginásio do Sesi, em Araraquara, interior de São Paulo.
A competição conta com 10 equipes divididas em dois grupos. Na chave do rubro-negro baiano tem: Blumenau, Brusque, Liga Sorocaba e AZ Araraquara. O outro chaveamento é formado por: Basket Osasco, Basquete Pinda, Basquete Santos, Cruzeiro/Olympico e Praia Grande. A partida terá transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. Na fase seguinte, mata-mata, os times vencedores irão disputar um quadrangular final onde todos se enfrentaram. A última fase será decidida em um local escolhido pelo time que fizer a melhor campanha na competição.
“Treinamos bastante a parte física do time, sabemos que é uma competição que vai exigir bastante da gente. Hoje teremos o primeiro jogo contra o Az Araraquara, no dia 9 outra partida, contra o Basket Osasco, então focamos bastante na parte física. Nossa expectativa é buscar o título da competição e na próxima temporada disputar a liga principal”, destacou Augusto Britto, coordenador de basquete masculino do Vitória.
A melhor campanha do Vitória em competições nacionais foi na temporada 2016-2017, quando o Leão ficou na terceira posição da principal liga profissional do país, o Novo Basquete Brasil (NBB). Consequentemente, o rubro-negro baiano se a classificou para a Liga Sul-Americana de Basquete de 2017.
Texto: Sonilton Santos