Classificado para a Sul-Americana 2025, o Vitória voltará a jogar o torneio internacional pela sexta vez na história.
A última participação foi na temporada 2016, ou seja, o Leão retorna após nove anos afastado.
¡Hola, León! O @ECVitoria vai disputar a Fase de Grupos da CONMEBOL #Sudamericana 2025: volta a disputar a #GrandeConquista depois de 9⃣ anos. pic.twitter.com/hv4z4hNyy8
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) December 5, 2024
Relembre as participações do Vitória na Sul-Americana
A primeira vez foi em 2009, após boa campanha no Brasileirão do ano anterior. Na primeira fase, o Vitória eliminou o Coritiba. Logo depois, o rubro-negro não conseguiu superar o River-URU e foi eliminado.
Já em 2010, o Vitória jogou a segunda fase contra o Palmeiras. Venceu por 2×0 na ida, mas perdeu por 3×0 na volta.
Em 2013, o Vitória jogou a Sul-Americana e caiu nos pênaltis para o Coritiba.
Na temporada seguinte, 2014, o rubro-negro bateu o Sport na segunda fase e jogou as oitavas de final contra o Atlético Nacional. Foram duas boas partidas do time baiano, mas que acabou sendo eliminado em um jogo com muitas polêmicas de arbitragem.
Por fim, a participação do Vitória em 2016 foi mais uma vez em um confronto com o Coritiba. Na ida, derrota por 1×0. Na volta, vitória por 2×1. Porém, com o critério dos gols fora, o rubro-negro foi eliminado.
Novo formato
Em 2025, o Vitória disputará pela primeira vez a Copa Sul-Americana em seu novo formato. A competição agora conta com uma fase de grupos, ou seja, o Leão terá pelo menos seis jogos garantidos. O 1º colocado se classifica diretamente para as oitavas de final. Já quem ficar em segundo joga um playoff contra um dos oito 3ºs colocados na fase de grupos da Libertadores.
Inscreva-se no canal do Arena Rubro-Negra no YouTube para acompanhar as últimas notícias do Vitória.