
O Vitória atravessa um momento inusitado no início do Campeonato Brasileiro da Série A. Após enfrentar três dos clubes mais fortes do país nas primeiras rodadas, o Rubro-Negro terá uma pausa de um mês na competiçã. Hiato que cria uma sequência curiosa na temporada e deixa na mão os torcedores que acompanham o time também na aposta esportiva.
O time baiano estreou com vitória sobre o Remo, mas depois enfrentou Palmeiras e Flamengo, respectivamente, os dois melhores times do ano passado. A derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no Barradão, manteve o Vitória na 14ª posição, com três pontos, fora da zona de rebaixamento.
O próximo compromisso pelo Brasileirão seria contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, pela quarta rodada, mas o confronto foi adiado devido à participação do time carioca na fase prévia da Libertadores. Com isso, o Vitória pode ficar até 30 dias sem atuar na competição nacional. A pausa pode se estender ainda mais caso o Ba-Vi, previsto para 11 de março, também seja adiado por conflito de datas com a agenda continental do rival Bahia.
Durante esse período, o técnico Jair Ventura pretende usar o Campeonato Baiano para dar ritmo ao elenco, especialmente os reforços que ainda não estiveram em campo por muito tempo. As partidas contra Bahia de Feira e Galícia, ambas no Barradão, servirão para dar minutos a jogadores recém-chegados, como Marinho, Emmanuel Martínez e Lucas Silva, além de observar reforços que ainda não estrearam, como Pedro Henrique e Diego Tarzia.
A sequência curiosa do Vitória inclui o retorno ao Brasileirão, no dia 14 de março, contra o Atlético-MG, em Salvador, e depois uma viagem a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio. Os mineiros ainda não venceram na competição e vivem fase de transição após a saída do técnico Jorge Sampaoli, enquanto os gaúchos somaram pontos apenas em um movimentado 5 a 3 diante do Botafogo.
A sequência ingrata no início do calendário ainda não mudou a percepção do Vitória nas casas de aposta esportiva. Segundo a KTO, o clube é apontado como um dos candidatos ao rebaixamento, com cotação de 2.30. Apenas Chapecoense e Remo, ambos com 1.70, estão mais próximos das projeções de descenso.
Ainda assim, há um ponto positivo: o ataque rubro-negro marcou gols em todas as partidas da Série A até o momento, um indicativo de evolução que também chama a atenção de quem acompanha aposta esportiva nos mercados “Mais Gols” e “Ambas Marcam”.
A pausa inesperada e o calendário fragmentado podem representar tanto um desafio quanto uma oportunidade. Enquanto busca estabilidade dentro de campo, o Vitória tenta aproveitar o Estadual como laboratório e chegar mais preparado para o retorno ao Brasileirão, onde o início atípico promete testar o planejamento do clube e a paciência da torcida.







