O Campeonato Baiano de futebol edição 2012 chega a disputa do primeiro jogo da final neste domingo e coloca frente a frente os dois maiores clubes do estado que evidentemente foram os melhores da competição até aqui. Bahia e Vitória mediram forças durante 22 rodadas contra mais 10 times do interior. Deu Tricolor, com 9 pontos de diferença e a vantagem de jogar “em casa” e pelos dois empates nas semifinais e final, fato que em BaVis tinha acontecido pela última vez em 1994. No confronto direto o Leão está na frente: 0x0 no Pituaçú e 3×2 no Barradão. Sem contar os problemas das duas equipes em escalar seus times titulares, a sede de títulos do Bahia e o peso da tradição deste clássico, já teríamos bons motivos para um grande jogo nesta tarde no Estádio Manoel Barradas. Contando tudo, a única certeza é que o Barradão vai ferver!
Há pouco mais de um mês a frente do Vitória, o técnico interino Ricardo Silva já mostrou que conhece o grupo e que sabe encaixar as peças nos lugares corretos em campo. Durante a semana, treinos secretos e muitos mistérios esconderam qual seria o time titular que iria pro campo neste domingo. No fim, Marquinhos e Renan apareceram como desfalques certos pro jogo. Douglas volta empolgado ao gol Rubro-Negro enquanto lá na frente Tartá garante a vaga que disputava com Rildo. As outras novidades são os retornos de Gabriel Paulista e Romário que já devem ser escalados. No mais o time é o mesmo do empate contra o Botafogo na última quarta.
O Vitória precisa vencer a primeira partida no Barradão e garantir vantagem no jogo da volta em Pituaçú. Mas a missão não será tão simples. Ricardo Silva afirmou que só revela a escalação minutos antes do jogo; a mesma postura do técnico adversário.
No Bahia o mistério também foi marca registrada durante os treinos da semana. Na coletiva, o técnico Falcão não falou sobre escalações, mas sim sobre a postura ofensiva que o time terá em campo: “Nós não vamos entrar com o regulamento debaixo do braço. Nosso objetivo é jogar como se fosse uma final só”, avisa o treinador. Sem a leva de laterais machucados que o clube acumula há algumas rodadas, o único desfalque que preocupa é o do atacante Lulinha, suspenso. A maior dúvida está no seu substituto: Zé Roberto? Ciro? Júnior? Fica para minutos antes da partida a revelação de quem será o companheiro de Souza no ataque. A outra dúvida de Falcão é se improvisa Madson ou Fabinho pela lateral direita.
Há onze anos sem conquistar um título baiano, o Bahia vê nessa final a chance de acabar com esse jejum e dar alegria a sua torcida que há 10 anos não solta um grito de “é campeão”.
Campeonato Baiano 2012 – Final
Vitória x Bahia
Domingo, 06 de maio de 2012, às 16h
Estádio Manoel Barradas, em Salvador-BA
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Roberto Braatz (PR).
Prováveis escalações:
Vitória: Renan; Romário, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Wellington Saci; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Geovanni; Tartá e Neto Baiano. Técnico: Ricardo Silva.
Bahia: Marcelo Lomba; Madson (Fabinho), Titi, Rafael Donato e Gerley; Fahel, Diones, Gabriel e Morais; Zé Roberto (Ciro ou Júnior) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.