Sobra incoerência na corneta à gestão de futebol do Vitória

Sobra incoerência na corneta à gestão de futebol do Vitória

Sugiro que é a hora de superar a derrota, reconhecer a realidade e retomar a postura de um verdadeiro torcedor, que torce, apóia e prega pela união das forças, seja lá qual seja a situação.

, às 9h00 (atualizado em 27/12/16, às 01:11)
2175
16
Comunicar erro
COMPARTILHE
Foto: A Tarde

Passadas quase duas semanas desde a eleição no Esporte Clube Vitória, dou uma pausa nas minhas (merecidas) férias para comentar o que inevitavelmente observo através das redes sociais, a corneta nas contratações.

A inter temporada é geralmente a época que gosto de me afastar do futebol por declaradamente odiar essa fase de especulações e assédio em busca dos nomes que irão compor o elenco na temporada que virá.

Mas pelo que tenho visto, a cobrança no Vitória desta vez é pessoal.

Tudo certo que a gestão eleita, da chapa Vitória do Torcedor, foi a que menos demonstrou preparo para gerir o futebol do rubro-negro durante a campanha. O presidente aclamado, Ivã de Almeida, claramente se afastou das decisões deste âmbito e delegou a responsabilidade (como já era previsto) ao gestor de futebol, Sinval Vieira, e sua equipe.

Impossível discordar que a relação mais próxima que o até então radialista Sinval Vieira teve com o “futibó” nos últimos 10 anos limitou-se a pitacos em microfones de emissoras locais. Entretanto, não acho que seja o suficiente para subestimar um trabalho de menos de 15 dias completos.

O que me fez abandonar as férias e escrever esse texto é a incoerência de quem desperdiça seu tempo cornetando (e afetando, indiretamente) um trabalho que mal começou. Essas pessoas esquecem que no campo dos negócios o Vitória não deixou de ser um time fora do eixo dominante do futebol nacional, onde o dinheiro nem sempre é determinante nas negociações.

Esquecem ou simplesmente desconsideram, propositalmente, por questões ideológicas ou por lamentáveis “dores de cotovelo”. Falo isso ao constatar que boa parte destes corneteiros foram eleitores de chapas derrotadas.

Em um dos casos, vi um eleitor da Vitória do Torcedor, corneteiro nato de tudo que é possível neste planeta, ao não encontrar argumentos para criticar a própria escolha, questionar as indicações para a gestão do futebol, nomes que são falados pelo grupo desde antes da corrida eleitoral.

Sugiro que é a hora de superar a derrota, reconhecer a realidade e retomar a postura de um verdadeiro torcedor, que torce, apóia e prega pela união das forças, seja lá qual seja a situação. Afinal, no fim das contas, seja qual for a gestão e os atletas contratados, vamos todos buscar o mesmo objetivo. De preferência, juntos.

E que assim seja em 2017.

COMPARTILHE
Interminável graduando em Comunicação. Vive de jornalismo, publicidade, política e futebol. É Leão no signo, no sangue e no coração.
  • j olipa

    Pelo historico a minha resalva é só contra o Jorge Sampaio o mesmo teve uma passagem um tanto quanto nebulosa e mal explicada pelo Vitoria.

  • Edson Passos

    Concordo em partes com o texto. A torcida do Vitória infelizmente sempre teve esse perfil de cornetar indiscriminadamente tudo e todos, principalmente quando as coisas não vão bem. Mas Sinval tem culpa no cartório, no futebol o ideal é se trabalhar calado, mas essa nova diretoria fez o contrário, saiu especulando 1001 nomes provavelmente na intenção de mostrar serviço, mas o tiro saiu pela culatra e se especularem Messi vão dizer que não presta, a situação está complicada mesmo.

    • Vitor Fragoso

      Veja o nivél das especulações, nenhum dos especulados chegaria pra vestir a camisa de titular. Em minha opinião a questão política já foi superada o problema é que entregamos o departamento de futebol a um radialista que parece que ainda vive nos anos 90, trouxe um ex presidente fracassado pra ajudar no seu projeto e ainda fica indo em rádios dizer que fechou com os jogadores sem os mesmos terem assinado o contrato, atitude totalmente amadora se tratando de gestão de futebol.

      • Reinaldo Silva

        va vc contratar aqui na bahia? Fala por quer não sabe das dificuldades.

  • rodrigo silva

    Nossa, Mario, colocar as criticas a essa diretoria numa mera dor de cotovelo pela derrota nas eleições, é no mínimo, preguiçoso. São as atitudes desse grupo que levam as criticas. Prometeram transparência, mas não está claro qual cargo de Sinval: é remunerado? é estatutário? Vão contratar mais alguém para futebol? Disseram que futebol é momento mas contratam jogadores que não atuam há meses, demonstrando a mesma visão limitada de mercado dos seus antecessores.Na escolha do técnico, foram atrás do Luxemburgo e na impossibilidade renovaram com Argel. São as atitudes dessa diretoria, na gestão de Futebol que fazem parecer com que eles estejam ai ha dez anos e não ha quinze dias.

  • Lucas Anjos

    Sei que ás vezes as “cornetadas” chegam a serem muito precipitadas, mas é que nós torcedores queremos um bom time, a gente quer poder brigar por títulos de expressão, é chato vc ver sempre a mesmice esse time, só ganha o campeonato baiano pra depois lutar pra não ser rebaixado ou então brigar pra voltar a primeira divisão. Como dizia Einstein “é loucura vc querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas” e pelo que vejo essa diretoria tá fazendo a mesma coisa que as outras fizeram e é lamentável pois sabemos os resultados.

  • Reinaldo Silva

    Somos um torcedores mesmo sem paciência. alem de sofre com falta de dinheiro nos clubes do nordeste ainda temos que sofre com a negação de vim jogar aqui do seu osvaldo do fluminense. um jogador mediano.

  • Reinaldo Silva

    quem tá lá são todos rubro negro como nós. sonha em título ficar na história do clube porem não encontra nosso apoio. somo uma torcida que não se associa, não compramos camisa oficial(perdemos pra ceara e fortaleza nas vendas de camisas), não vamos ao estádio e só ficamos criticando.

    • Lucas Anjos

      Parabéns mano, vc disse tudo! Os torcedores do Vitória gostam muito de criticar, porém eles mesmos não ajudam com o time, não comparecem no estádio, não se associam. Lamentável!!!

    • Cara, como se associar e comprar camisa se o próprio clube não ajuda?? O que se vê são dirigentes apelando para os torcedores se associarem mas não dão nenhum beneficio de concreto ao torcedor, não fazem nenhuma ação de marketing com o torcedor, no máximo colocam os torcedores para bater penalti ( não sei qual critério eles usam pois desde 2006 sou sócio e nunca fui sorteado) montam um time medíocre que vive subindo e caindo de divisão. Assim não dá, torcedor não é burro e paciência tem limites.
      Meu SMV vence em Março e eu já estou decido que se não armar um time competitivo e que passe confiança pra torcida eu não irei renovar e nem vou mais ficar gastando meu suado dinheiro com o clube. Ao invés disso vou curtir a praia e gastar o dinheiro com as periguetes, essas sim me dão algum retorno

  • Cleber Almeida

    Vc assumiu a pouco tempo, e pelos jogadores que vc está contratando, é melhor vc sair do E.C.V. agora… pois já vimos que vc não tem capacidade e competência para exercer o cargo! E relacionado a comentários e cornetadas, vc se aliou com os galáticos e nas transmissões vc não criticava os que estavam no poder? Não dizia que tinha soluções? Que montaria um bom time? Que a maioria dos jogadores do elenco estavam aí por causa dos empresários? E vc, o que está fazendo agora para mudar isso? Vc tem competência para exercer o cargo? Pois vc já começou muito mal!

  • Cleber Almeida

    Vc tem que contratar jogadores pensando em montar um bom time com reais condições de disputar um título nacional! E não montar um time para o bahiano, depois tentar vender ou emprestar os jogadores e ter que contratar tudo de novo! Vc já chegou com conversa mole, mostrando INCOMPETÊNCIA, querendo repatriar o bichado do Marquinhos, renovando com Norberto, e querendo contratar jogadores fraquíssimos como EdCarlos, Oswaldo, Jeferson, Lucão entre outros! Por isso que na minha opinião, esses cargos de diretor e presidente do E.C.V. quem teriam que exercer são que realmente são TORCEDORES DO CLUBE, e não estão aí querendo se aparecer ou lucrar com isso! Vc como comentarista já é fraco! Imagino como responsável pelas contratações para montar o time… Será pura decepção! Faça um favor… Peça demissão amanhã!

  • Roberto Barbosa da Silva

    Cara! O Sinval nem sabe quem é este chileno! Talvez o conheca por DVD. Então vc acha que a torcida deve aceitar um coisa dessas? Ou ter que esperar até o degringolamento, ainda no primeiro turno do brasileirão, a exemplo do ano 2016?

    • Concordo com vc em numero genêro e grau

  • Roberto Barbosa da Silva

    Contrata um tal de Salino se fosse pelo menos Açucarino aí valeria a pena!! Exploda se Vitoria!!

  • Francisco

    Desde da gestão de Alex Portela, sugeri um forma de incentivar os torcedores colocando boleto bancário, carnê,em 12 vezes, pois entendo que nem todo mundo possui cartão de crédito.Buscar uma industria forte no segmento automotivo, farmacêutico,Alimentos e Bebidas,