Se o futebol brasileiro parece muitas vezes caminhar com dificuldades, em algumas regiões do país esse atraso é ainda maior. Exemplo disso é o Náutico, representante de Roraima na Copa do Brasil e adversário do leão na primeira fase. Por culpa da indefinição do campeonato estadual, que mudava a cada semana após a desistência dos clubes do estado, que alegavam falta de condições financeiras para disputar uma competição profissional, o alvirrubro ficou até a metade de Março sem disputar nenhuma partida oficial.
A estreia do Náutico na temporada aconteceu na Copa Verde, contra o Remo, em Março. Duas derrotas nos dias 10 e 16 (placares de 1×3 e 4×0) e o time deu adeus precocemente à competição. Após a rápida eliminação, restou aguardar a Copa do Brasil e finalmente o início do campeonato roraimense, que começou no dia 2 de Abril, com a participação de apenas quatro times. O Náutico realizou duas partidas: venceu o São Raimundo no dia 2 (1×0) e empatou com o Atlético no dia 9 (1×1). E, por enquanto, essa é a temporada completa do adversário do Vitória nessa quarta-feira pela Copa do Brasil. Quatro jogos, com uma vitória, dois empates e duas derrotas. Três gols marcados e oito sofridos. Além dos quatro já disputados, o Náutico tem apenas mais cinco jogos garantidos em 2016. Mais quatro pelo estadual e a partida contra o leão. Caso não classifique para a Série D, a temporada acabará em Maio.
Apesar de dominar do futebol estadual nos últimos quatro anos (campeão em 2013 e 2015 e vice em 2012 e 2014), o Náutico só disputou a Copa do Brasil uma vez, no ano de 2004. Naquela edição, não conseguiu sequer jogar a partida de volta, pois levou 4×1 da Ponte Preta em casa. A partida contra o Vitória essa semana é a segunda do alvirrubro em toda história na Copa do Brasil.
A história do leão contra times de Roraima na Copa do Brasil também só envolve um confronto, e aconteceu pela segunda fase da edição de 2003; naquela ocasião, o adversário foi o Atlético de Roraima. Após vencer a ida por 2×1, o rubro-negro goleou no Barradão por 5×1 e avançou.