Início Notícias CBF pode modificar fórmula de disputa da Copa do Nordeste 2026

CBF pode modificar fórmula de disputa da Copa do Nordeste 2026

67
Vitória
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Os presidentes das federações nordestinas definiram, em reunião realizada nesta quinta-feira (18), na sede da CBF, o novo formato da Copa do Nordeste a partir de 2026. A decisão será encaminhada à diretoria de competições da confederação, que deve aprovar a fórmula e incluí-la no calendário oficial do futebol brasileiro previsto para outubro.

Pela proposta, o torneio contará com 20 clubes, sendo dois representantes de cada Estado da região e mais uma vaga extra para Bahia e Ceará, federações com melhor ranqueamento nacional. Os participantes serão os campeões e vice-campeões de cada estadual, além do terceiro colocado dos campeonatos baiano e cearense. Assim, a Bahia terá Vitória, Bahia e Jacuipense como representantes em 2026.

Na primeira fase, os clubes serão distribuídos em quatro grupos de cinco times cada, mas sem confrontos internos. O modelo prevê que cada grupo enfrente outro, em turno único, totalizando cinco jogos para cada equipe. Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final.

A fase eliminatória terá partidas de ida e volta, desde as quartas até a final, o que levará a competição a ocupar até 11 datas no calendário.

O formato, definido em consenso entre os dirigentes, será apresentado ainda nesta quinta ao diretor de competições da CBF, Júlio Avelar. A CBF terá a decisão final, mas a expectativa é de que acate a proposta. As questões comerciais e os direitos de transmissão continuarão sob responsabilidade da confederação.


Deixe sua opinião