O planejamento para a temporada 2013 começou a todo vapor no Vitória. O presidente do clube, Alexi Portela, liberou cinco jogadores que fizeram parte da campanha do acesso para a Série A.
Os meias Tartá e Eduardo Ramos, o atacante Marco Aurélio, o lateral-direito Carlinhos e o volante Ananias tinham contratos com validade até 31 de dezembro e já foram liberados pelo clube. Somente Tartá, emprestado pelo Fluminense, e o meia Eduardo Ramos, emprestado pelo Corinthians, tem destino certo na próxima temporada.
Antes dessas liberações, o volante Uelliton, o atacante Élton e o lateral-esquerdo Gílson já tinham sido liberados antes do término da Série B, totalizando oito dispensas.
Somente quatro irão renovar
Com a maioria dos jogadores com contratos longos, como Gabriel Paulista e Nino Paraíba, o Vitória busca a renovação com Pedro Ken, Victor Ramos, Deola e William. A situação mais traquila é do atacante William, que é dono dos seus direitos econômicos e já está conversando com a diretoria.
Pedro Ken, Deola e Victor Ramos são emprestados e dependem da liberação do Cruzeiro, Palmeiras, Standard de Liège (BEL) para renovar o contrato.