Há cerca de duas semanas a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) publicou no Diário Oficial um viso de licitação para elaboração do projeto e implantação da ligação expressa entre a Avenida Paralela e o Estádio Manoel Barradas. A famosa Avenida Barradão finalmente deu indícios de que irá sair do papel, uma notícia maravilhosa e que deve ser comemorada por todos os Rubro-Negros, correto? Sim, mas vamos com calma.
Viabilizar o acesso é um importante passo para manter o Santuário na rota dos principais times do país. Na verdade, facilitar o entra e sai do Barradão é indispensável para aproximar ainda mais o Vitória da sua casa, e afastá-lo mais e mais das tentações modernas. Mas se o Manoel Barradas quiser se modernizar também, cada passo dado daqui pra frente precisa ser pensado com olhos no futuro, e isso inclui a construção dessa Via-Expressa.
De acordo com o modelo apresentado pelos nossos parceiros do EC Vitória Notícias (veja imagem abaixo), o trajeto da avenida está projetado por trás e não pela frente do estádio. Isso dificulta a sua integração com a Via Regional e a Av. São Rafael, principais canais de alimeentação do estádio atualmente. Isso sem contar que, com esse projeto, nenhum benefício em relação ao (péssimo) transporte público da área será conquistado.
Para a Via-Expressa Paralela-Barradão chegar ao nível que o Vitória precisa, terá que garantir a não construção de imóveis nas margens – para evitar que a fluidez do trânsito seja comprometida; passarelas, faixas exclusivas para ônibus, motocicletas e bicicletas, calçadas protegidas por guard reil, enfim, toda uma estrutura que nós sabemos que não existirá. Mas pelo menos com a cooperação da Prefeitura, por meio da Transalvador, com a organização do trânsito e a disponibilidade de transporte especial nos dias de jogos nós poderemos sonhar.
Toda conquista deve ser comemorada, isso é fato. Mas devemos ter os pés no chão e pensar que vencemos apenas uma batalha diante de uma guerra que será manter o Manoel Barradas atrativo, em meio a tantos estádios de primeiro mundo na Série A do Brasileirão. Não podemos permitir que a nossa tão suada via-expressa transforme-se em mais uma rua mal projetada nos arredores do Barradão. Essa luta é Rubro-Negra!
* Foto principal: Lunaé Parracho | Ag. A TARDE
Montagem: Lucas Serra/EC Vitória Notícias
Informe: Caros leitores,
Com a recente saída do nosso (agora) ex-colunista, Carlos Lima, esta Análise passa a ser assinada às segundas e sextas por Ramon Davi e Mário Pinho, respectivamente.
Saudações Rubro-Negras!